Por mais que tenha apresentado queda de 18% nas vendas no mais recente ano fiscal, a Ubisoft continua apresentando números gigantescos quando o assunto são suas grandes franquias. Posicionando-se definitivamente como uma das maiores desenvolvedoras do mercado atual, a empresa comemorou totais de vendas estratosféricos para praticamente todos os jogos triple A lançados na história recente.
O maior vendedor no relatório da Ubisoft é Assassin’s Creed IV: Black Flag, que desde seu lançamento de novembro de 2013, já vendeu mais de 11 milhões de cópias. Os números, de acordo com o CEO Yves Guillemot, já levam em conta as vendas digitais e exibem a união de todas as plataformas nas quais o jogo está disponível.
Trata-se da franquia de maior sucesso da desenvolvedora francesa e fonte quase interminável de fundos. Até março, mais de 73 milhões de cópias de jogos da série já haviam sido vendidas, com a empresa tendo expectativas semelhantes às de Black Flag para Assassin’s Creed: Unity, que chega no final de 2014 apenas para PC e consoles da nova geração.
Far Cry 3 também foi um grande gerador de cédulas para a companhia, tendo vendido mais de 9 milhões de unidades desde seu lançamento, em dezembro de 2012. É esse o motivo que levou a empresa a anunciar, antes mesmo da E3 2014, o lançamento do quarto game da série, que chega em novembro e promete, mais uma vez, vender bem.
Mas todos os louros futuros, pelo menos por enquanto, ficam com Watch Dogs. De acordo com a empresa, o título e a franquia com maiores números de pré-venda em sua história, deixando para trás até mesmo Assassin’s Creed nesse quesito. O jogo também promete ser o maior lançamento já realizado pela empresa, que não revelou dados específicos sobre a vendagem do game.
A impressão que fica é que a Ubisoft pretende lançar um jogão atrás do outro. Além de Watch Dogs e dos já citados Far Cry 4 e Assassin’s Creed: Unity, a empresa tem The Crew e The Division ainda sendo desenvolvidos e com lançamentos marcados para 2014 e 2015, respectivamente.