Alguns a consideraram com poucas surpresas, enquanto outros ainda não deram conta de assistir todos os trailers e ler as novidades que saíram na última semana. Mas a verdade é que a E3 2014 veio e passou, já deixando saudades e um rastro de bons jogos, novidades e esperanças dilaceradas em seu caminho.
E quando se fala em destruição dos sonhos dos jovens gamers, estamos falando dos rumores. Eles estão sempre por aí e, em boa parte, são responsáveis por transformar grandes anúncios em meras confirmações. Na E3 2014 foi assim, mas pelo que mostra a nossa tabelinha, as empresas decidiram jogar seguro ou, então, souberam guardar muito bem seus segredos. Foram muitos os anúncios e diversos os novos jogos apresentados, mas entre os boatos mais quentes, foram poucos os confirmados.
E nesse jogo, infelizmente, quem perde somos todos nós. Menos a esperança. Essa nunca pode morrer, já que ano que vem tem E3 de novo…
Star Fox chegará ao Wii U
A surpresa foi estragada momentos antes da apresentação da Nintendo, mas ainda assim, a informação precoce não tirou o brilho do anúncio. Sumida desde o GameCube, Star Fox está voltando com um game desenvolvido novamente por Shiegeri Miyamoto. A responsabilidade é grande: utilizar o GamePad do Wii U de uma maneira que ainda não foi feita.
O controle tablet será usado para controle de velocidade e disparos, enquanto o próprio corpo do jogador vai funcionar para direcionar os jatos a partir dos sensores de movimento do aparelho. Apesar de já termos um considerável total de informações sobre o game, ainda não o vimos efetivamente, já que a Nintendo preferiu guardar as primeiras demonstrações para depois. O lançamento, porém, não está tão longe e é previsto para o ano que vem.
The Legend of Zelda de mundo aberto
Um dos títulos vistos como a grande esperança do Wii U efetivamente chegará ao console, mas não é apenas isso. Confirmando indícios que já haviam sido apontados no passado pelo produtor Eiji Aonuma, que disse estar fissurado em The Elder Scrolls V: Skyrim, teremos um novo Zelda de mundo aberto.
A primeira demonstração foi feita durante o Nintendo Digital Event e nada mais foi mostrado. Com lançamento previsto para o ano que vem, o título parece ser tudo o que os fãs desejam no momento e, assim como Mario Kart 8, promete ser o ponto focal das vendas do Wii U em 2015.
Beta de Halo 5: Guardians
O jogo aqui era de cartas marcadas. Já sabíamos que a 343 Industries estava preparando um novo jogo de Master Chief para o final de 2014 e esperávamos mesmo uma coletânea com os quatro primeiros games da série, fazendo a ponte para o quinto capítulo na nova geração. Dito e feito: sua primeira olhada sobre Halo 5: Guardians acontecerá em dezembro deste ano.
Não se sabe exatamente o teor da versão Beta do título, mas a indicação já nos leva a crer que se trata de uma amostra do modo multiplayer do game. Ela chegará às lojas junto com Halo: The Master Chief Collection, que reúne todos os games da série principal e dá o “tratamento Anniversary” ao segundo, que aparecerá com gráficos totalmente reformulados.
O exclusivo japonês
https://www.youtube.com/watch?v=C7IxFtVuZwg
Não sabemos exatamente se Scalebound é necessariamente o tal Project Nagano, game da Platinum Games que lideraria a chegada da Microsoft ao Japão com o Xbox One. Mas quais são as chances da empresa estar desenvolvendo mais de um exclusivo para a plataforma, e ambos produzidos por Hideki Kamiya?
Portanto, vamos ligar os pontos aqui e confirmar que Project Nagano definitivamente evoluiu para Scalebound, um título de ação que colocará o jogador no comando de um cavaleiro e seu leal dragão contra monstros e criaturas violentíssimas. Um nome de peso para começar a escrever uma história que a fabricante do Xbox One quer que seja diferente desta vez.
GTA 5 para PC!!!!
Em uma feira que o próprio Phil Spencer, diretor da marca Xbox, caracteriza como um evento voltado para os consoles, foi o anúncio de um lançamento para PC que acabou roubando as atenções ao final do primeiro dia. Apesar de mostrado inicialmente na conferência da Sony, onde foi confirmado para a nova geração de consoles, Grand Theft Auto V, finalmente, está chegando aos PCs.
Imaginem os mods, os cheats e todos os bugs que deixaram de ser descobertos com a arquitetura fechada dos consoles de mesa. Pense só nos gráficos de nova geração que serão possibilitados com a nova chegada do game. E, acima de tudo, comece a listar quais personagens você quer ver adicionados ao game, mesmo que eles não façam sentido algum. O céu, literalmente, é o limite com GTA 5 nos PCs.
Os esquecidos
Essa, definitivamente, não foi a E3 dos rumores. Dos 16 boatos que escolhemos como os principais para a feira, 11 acabaram não dando as caras nem mesmo como novas informações não confirmadas. E até mesmo notícias que eram dadas como certas, apesar de extra-oficiais, ficaram de fora da feira.
É o caso, por exemplo, de God of War IV. De acordo com a Sony Santa Monica, os deuses estariam de olho nessa feira, mas, com certeza, não era para observar a violência aprontada por Kratos. Provavelmente eles estavam na expectativa de Uncharted 4: A Thief’s End…
Enquanto isso, um rumor deixado de lado representa boas notícias. A Nintendo não apenas não anunciou um corte de preços no Wii U, que representaria um sinal dos problemas da marca, como tentou justificar o valor atual do console. E, para muita gente, ela conseguiu isso com a revelação dos Amiibos, do novo Zelda, de Star Fox e uma gigantesca lista de lançamentos que promete tirar a poeira dos consoles da marca.
Enquanto isso, para tristeza de muita gente, nem sinal de The Last of Us 2. A aparição de Conker no trailer de Project Spark pode ter aquecido o coração de muita gente com relação ao retorno de franquias clássicas da Rare, mas também não foi dessa vez que os sapos lutadores de Battletoads voltarão com força total. Para nos contentar, ao menos tem “nova temporada” de Killer Instinct.
A Quantic Dream também não deu as caras e The Last Guardian, muito menos. Sobre o último, porém, foram diversas as declarações durante a E3 e, pelo menos, saímos da feira com a informação de que caso o título da Team Ico venha a ser cancelado, a gente ficará sabendo. Pelo menos isso.
De resto, ficam as expectativas. A próxima grande feira de games é a gamescom 2014, que acontece entre os dias 13 e 17 de agosto em Colônia, na Alemanha. E aí, será que lá a coisa vai?