“Agora todos poderão ter um Fifeiro na capa.” Foi sorrindo, e com essas palavras, que o jogador brasileiro Oscar apareceu ao lado do produtor de FIFA 16, Gilliard Lopes, também brasileiro, para anunciar as novidades exclusivas do game para o país. O atleta do Chelsea será capa de uma versão nacional do game, que será exclusiva e lançada por aqui em setembro.

O título também vai servir como um dos carros-chefe da estratégia da Warner, que é responsável pela distribuição dos títulos da Electronic Arts no Brasil. FIFA 16 deve ser um dos maiores lançamentos do ano no país e chega com uma ambição bastante clara: a de repetir os resultados que se acumulam desde 2013, quando pela primeira vez, se tornou a franquia de jogos de maior sucesso por aqui.

E para alcançar isso, a empresa está apostando alto. No Warner Games Summit 2015, evento que aconteceu nesta terça 9)7), em São Paulo, a distribuidora mostrou o que deve ser um de seus maiores esforços de divulgação e marketing no país. O lançamento de FIFA 16, por aqui, tem importância comparável ao de apenas um outro jogo, Star Wars Battlefront.

Lopes já está acostumado a falar, em entrevistas, que a EA Sports está ligada no feedback dos jogadores na hora de compor novos títulos da franquia. Na versão do game que chega às lojas neste ano, os esforços foram concentrados em tornar a jogabilidade o mais natural e tática possível, de forma que o usuário possa realmente liberar o pleno potencial dos maiores craques do mundo, ao mesmo tempo em que confia na inteligência artificial para cobrir o restante do campo.

Oscar FIFA 16
Oscar (à esquerda), ao lado de Gilliard Lopes, produtor de FIFA 16, e Daniel Landi, da Warner.

“No video game, faço coisas que não consigo em campo”, brincou Oscar, quando questionado sobre o trabalho de captura de movimentos e a transposição de seu estilo de jogo para um atleta virtual. A ideia da EA Sports é garantir que, desta vez, tanto veteranos quanto novatos tenham uma experiência profunda e rica com o novo FIFA, seja offline, online ou nos mais diferentes modos de jogo.

Mas a grande menina nos olhos do produtor é, justamente a adição dos times femininos. Para Lopes, essa é uma das maiores adições já feitas à franquia, fruto de um trabalho de anos e, afirmou no palco, uma funcionalidade que o arrepia sempre que é apresentada em algum evento. Já falamos sobre a importância da novidade em um vídeo aqui no site, e a EA Sports, reconhece isso, sabendo que a adição é um passo importante em prol da representatividade, e, principalmente, em realizar o sonho das atletas.

A localização também tem importância considerável e, aqui, aparece como mais um recurso exclusivo. De acordo com o produtor, apenas o Brasil terá acesso às narrações e comentários gravados por Tiago Leifert e Caio Ribeiro, e neste ano, a quantidade de gravações colocou o Brasil em patamar de igualdade com os Estados Unidos em termos de profundidade e variação nos comentários.

FIFA 16 chega ao Brasil em 22 de setembro. O título será lançado para PlayStaton 4, Xbox One, PS3, Xbox 360 e PC.

Imagem de capa: André Mourão/AE

ATUALIZAÇÃO 24/07 13h10: Finalmente, a Electronic Arts divulgou a capa nacional exclusiva de FIFA 16, que você pode conferir abaixo.

FIFA 16

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)