Enquanto a Sony ainda patina com o PlayStation Now, seus Betas e preços mais altos do que deveriam ser, o Ouya tenta mais uma vez sair na frente para promover-se como plataforma. Após chegar ao mercado de forma um pouco decepcionante como o primeiro console Android, a empresa agora quer testar um sistema de assinaturas semelhante ao do Netflix.
A ideia faz sentido, levando em conta o caráter casual e passageiro dos jogos mobile. Assim, em vez de comprar títulos independentemente, o jogador poderia pagar uma assinatura mensal, semestral ou anual e ter acesso a toda, ou pelo menos boa parte, da biblioteca de jogos do aparelho.
Os testes pegaram até mesmo os desenvolvedores de surpresa e, por enquanto, estão disponíveis apenas para os europeus. A única modalidade existente no momento é o pagamento de € 60, cerca de R$ 180, dando acesso a todos os jogos do portfólio do Ouya que custem menos do que € 30. Microtransações e compras in-app, claro, não entram nessa conta.
De acordo com o Ouya, sob o novo sistema, os desenvolvedores receberão 70% do preço normal de venda sempre que o assinante fizer o download de um jogo pela primeira vez. A falta de aviso parece ter frustrado alguns dos envolvidos, de acordo com informações do Develop, mas conversas posteriores com a empresa parecem ter acertado as pontas.
Segundo o Ouya, os testes têm vagas limitadas, mas a empresa não informou exatamente quantos assinantes seriam aceitos nesse primeiro momento. A fabricante também não disse exatamente quando a possibilidade será aberta para todos os usuários.