Você com certeza conhece o Google. Agora, imagine uma versão chinesa bem parecida, só que local e muito maior. Esse é o Alibaba, conglomerado asiático do comércio eletrônicos e muito mais que acaba de fazer um investimento de US$ 10 milhões no Ouya, aquele console Android quadradinho que todo mundo dizia que estava na pior.
Apesar de ainda não confirmado, o aporte de dinheiro relatado na última sexta-feira (30) pelo The Wall Street Journal se relaciona à oferta de set-top boxes do Alibaba. A empresa quer levar a lista de games próprios e do sistema operacional Android, que rodam no Ouya, também para sua vindoura linha de produtos focados para a sala de estar, de forma a garantir entretenimento digital para toda a família.
Não se sabe ao certo de que forma se deu esse investimento, se pela compra de parte da empresa ou simplesmente como uma parceria de conteúdo. Seja como for, ela é extremamente estratégica para que o Ouya se posicione justamente no campo em que ele foi considerado um fracasso – a variedade.
Chegando ao mercado em 2013 com a proposta de revolucionar a jogatina mobile e torna-la mais tradicional, o Ouya veio e decepcionou justamente por ser limitado demais. A oferta de jogos exclusivos não empolgou e, em sua maioria, os jogadores criticaram a baixa qualidade do joystick e a falta de utilidade prática do aparelho. A ausência de funções de entretenimento apenas piorou as coisas e acabou renegando o aparelhinho ao limbo.
Agora, tudo muda, e a startup responsável pela ideia já viu que a ideia de um dispositivo mais abrangente pode dar certo enquanto assistia a produtos desse tipo virarem sucesso pelas mãos de Amazon, Google, Razer e NVIDIA, apenas para citar alguns. Por enquanto, claro, a ideia ainda é focar no mercado asiático, mas quem sabe, dá para esperar um vindouro ressurgimento do Ouya por aqui caso a coisa dê certo por lá.