Não deveria ser novidade para ninguém o fato de que jogos precisam vender bem para ganharem sequências. Para a Capcom, isso não é diferente, e agora, o produtor Yoshinori Ono explicou exatamente quais são os critérios para que um título ganhe uma continuaçao, e o porque de jogos até queridos pelos fãs, como Street Fighter X Tekken, não têm esse tratamento.
Segundo ele, à via de regra, é preciso que os games vendam dois milhões de cópias para ganharem continuações. Boas críticas e uma base de fãs apaixonada, infelizmente, são secundários, apesar de Ono tentar trabalhar isso junto à diretoria. “Mas no fim das contas, existem barreiras que não conseguimos transpor”, afirmou, em entrevista à revista Famitsu.
Apesar de muitos jogos não ganharem continuações propriamente ditas, porém, as almas de alguns deles continuam vivas nos corações dos produtores, que aproveitam ideias e conceitos que deram certo em outros jogos. É aqui que entra a importância do feedback dos fãs, que dão o guia para que a Capcom saiba exatamente o que funcionou ou não.
Por outro lado, vem como má notícia o exemplo usado por Ono para exemplificar essa prática. De acordo com ele, Darkstalkers não deve ganhar um novo jogo tão cedo já que o último jogo, Ressurrection, não vendeu bem. Para a Capcom, isso é um sinal de que não há interesse, pura e simplesmente.
Temos outros pontos de vista, é claro, mas não dá também para esquecer que existe uma realidade de mercado envolvida. É extremamente difícil encontrae alguém que trabalhe com games pura e simplesmente por amor a eles, e ainda mais em uma empresa como a Capcom, que tem os lucros e os investidores a atender. De nada adianta a grande voz dos fãs se, quando um game é lançado, essas mesmas pessoas não compram.