O Wii U pode estar sofrendo com as vendas nesse momento, mas não é a primeira plataforma da Nintendo a ter um lançamento menos lucrativo do que o esperado. Falando com analistas sobre o baixo desempenho financeiro, o presidente da empresa, Satoru Iwata, lembrou a todos que o Game Boy também teve um começo lento, antes de explodir graças ao lançamento de Pokémon.
Segundo Iwata, o destino de um console geralmente é influenciado pela chegada de um grande game. Antes do lançamento de Pokémon, o baixo número de vendas do portátil fizeram pessoas acreditarem que aquele seria o fim do Game Boy. Assim, tudo o que o Wii U precisa é de um jogo, que como Pokémon, alavanque as vendas do console.
Entre os próximos jogos do Wii U estão Mario Kart 8, Super Smash Bros. e um novo Legend of Zelda. Esses títulos poderiam ser considerados como “vendedores de consoles”, mas o impacto que eles terão sobre as perspectivas gerais do Wii U continua incerto. Iwata também deixou claro que a Nintendo não está apostando que o Wii U consiga se equiparar com as vendas do Wii original, que é um dos video games mais vendidos de todos os tempos, com mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo.