Parece que as informações publicadas em caráter de rumor na época do cancelamento de Silent Hills realmente procedem. Em uma entrevista para o jornal de negócios japonês Nikkei (via MCV), o diretor da Konami, Hideki Hayakawa, disse que, para a empresa, o futuro dos games está no mundo mobile, onde os títulos podem ser mais acessíveis, atrair novos jogadores e, claro, gerar mais lucros.
O executivo não chega a citar algum tipo de exclusividade no lançamento para celulares e tablets, como havia sido comentado na imprensa, mas dá a entender que a tendência é que tais jogos sejam cada vez mais limitados. Hayakawa disse torcer pela continuidade do sucesso de franquias bastante populares no Ocidente, como Metal Gear Solid e Pro Evolution Soccer, mas afirmou que essas séries também farão seu caminho para o mundo mobile.
Ao afirmar que esse segmento é o futuro dos games, ele também acredita que a Konami será capaz de criar novas alternativas de monetização no segmento, além das compras tradicionais de jogos ou dos sistemas free-to-play, com títulos gratuitos para baixar, mas que cobram por personagens e itens. Para o executivo, dá também para exigir pagamento por novas funcionalidades, uma ideia que parece ser semelhante à dos DLCs.
No Japão, a Konami enxerga que mesmo os fãs mais tradicionalistas e acostumados com consoles, por exemplo, podem fazer a transição para o mobile caso suas franquias favoritas estejam por lá. Foi o que a empresa percebeu com o lançamento de uma versão de Pro Evolution Soccer para celulares, além do sucesso Power Pro, um game de baseball bastante popular no Japão. É por isso que, cada vez mais, a ideia é continuar trabalhando com as grandes sagas, mas em versões para celulares ou tablets.
É uma informação que pinta mais um pouco o atual panorama de negatividade da Konami, uma das empresas mais clássicas do mundo dos games que parece estar, pouco a pouco, perdendo mercado. Rumores indicam que esse novo direcionamento, inclusive, é uma característica da gestão do CEO Kagemasa Kozuki, que estaria cada vez mais descontente com os altos gastos envolvidos na produção de jogos tradicionais, enquanto os títulos móveis levam bem menos tempo e recursos, com resultados muitas vezes mais lucrativos.
Sabemos que pelo menos dois games de grandes franquias da Konami estão previstos – Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, que chega em setembro, e um novo Pro Evolution Soccer. Durante as recentes polêmicas, a Konami reforçou seu compromisso de continuar trabalhando com a saga de Snake e também com Silent Hill. Resta esperar que ela vai cumpra essa promessa – ou não, na visão de muitos fãs.