Antes de tudo, quero dizer que estou muito feliz e encantada de ter participado do Shinobi Spirit. Pra quem não sabe, esse é um evento daqui de Curitiba que reúne muita gente e que aborda diversos temas, como cultura geek, japonesa ou chinesa. Ele aconteceu nos dias 16 e 17 de maio, e eu tive o privilégio de estar lá representando o nosso querido Dotinha.
Confesso que nunca fui muito fã desse tipo de evento. Quando cheguei, minhas expectativas estavam bem baixas, achei que não teria nada para fazer, mas quando adentrei no local, era tudo grande, tudo muito bem organizado, cheio de barraquinhas vendendo diversas coisas, muitos e muitos cosplays maravilhosos andando pelo ginásio, salas com RPG e outros jogos, cantores andando e fazendo shows por lá, como o Detonator, e por fim, a presença de alguns YouTubers, como Muca Muriçoca e Puro Osso.
Então, tinha como agradar todos os gostos no evento, inclusive o meu, que não entendo de nada sobre mangá, animes e afins. O evento em si estava muito interessante, conversei e acabei encontrando muita gente conhecida, ou pessoas que já conheciam o meu trabalho na Dotirinhas.
O evento também contou com a presença dos e-sports, pois estava ocorrendo um campeonato de League Of Legends. Esse foi o único campeonato que acompanhei, pois não obtive informações se teria de Counter Strike,enquanto o de Dota foi cancelado por falta de inscrições.
Para mim, faltou um pouco mais de foco para essa área – o pessoal estava jogando o campeonato no meio de uma sala onde rolavam outros jogos. Dava a impressão de que “tá tendo um campeonato de LoL em algum canto do evento”. Acredito que faltou um pouco mais de mobilização, pois o time do game estava literalmente em peso no evento. Se tivesse uma sala especial, com um telão, muitas cadeiras e uma stream, seria a alegria de muita gente. Tinha a sala, é claro, mas não era todo mundo que sabia que isso estava ocorrendo, porque o foco principal ainda estavam sendo as outras coisas no palco principal.
Fiquei extremamente feliz em ver que um evento grande desse tamanho estava dando espaço para o e-sport se infiltrar também. A única crítica que tenho a fazer é que, realmente, faltou um pouco de foco pra isso.
Pra quem não teve a oportunidade de comparecer no evento, não tem problema. No dia 10 e 11 de outubro, o Shinobi Spirit vai acontecer novamente, e eu espero estar lá de novo para ver se vai rolar um Dotinha no palco secundário (risos).