Exatamente aquilo que você está vendo na televisão em todos esses dias de Copa é o que poderá ser feito em Pro Evolution Soccer 2015. Pelo menos é isso o que a Konami afirma para seu novo game, que chega com a promessa de correr atrás do prejuízo gerado pelos últimos games da série e volta na busca pela supremacia no mercado do futebol virtual.

O título está sendo desenvolvido com o motor gráfico Fox Engine e em uma parceria entre os estúdios de Tóquio, no Japão, e Windsor, na Inglaterra. É essa mistura entre oriental e ocidental que deve mudar as bases da franquia, trazendo inovações e classiqueiras quase que na mesma medida, em uma tentativa de agradar todo mundo.

De acordo com a empresa, um dos grandes focos está nos controles. A habilidade dos jogadores reais e virtuais serão, mais do que nunca, essenciais, já que são eles que deverão armar jogadas, driblar e criar oportunidades de gol. A física renovada da engine estreante, bem como mudanças na jogabilidade, garantirão que isso possa ser feito sem frustração.

Essa, inclusive, é a sensação a ser evitada principalmente no trabalho com a inteligência artificial. De nada adianta ter um usuário habilidoso se os jogadores controlados pelo computador não o acompanham. A Konami quer mudar isso desenvolvendo um sistema que permite ao sistema prever as jogadas e, sendo assim, posicionar os companheiros da melhor forma possível.

A nova engine também vai permitir que a Konami crie modelos de jogadores e uniformes que se parecem mais com as contrapartes reais, resolvendo outra das grandes críticas dos últimos jogos. Mais de mil atletas serão recriados para PES 2015, cada um com seu próprio estilo de personalidade, expressões faciais e futebol.

Atualizações semanais manterão esse aspecto ainda mais funcional, modificando a forma de atuação de cada jogador. A ideia da Konami é fazer com que eles sejam reconhecíveis mesmo que a câmera não esteja em close, transformando o game em uma experiência semelhante à que pode ser vista na televisão ou nos estádios.

O que diferente em relação à experiência real, porém, é a utilização de microtransações no modo Master League Online. Aqui, os jogadores poderão utilizar dinheiro virtual ou moedinhas reais para comprar jogadores e melhorar o próprio time, competindo com outros adversários pela internet. Uma má notícia para alguns, mas que a Konami espera que não soe dessa forma, já que sistemas pay-to-win parecem estar fora de questão e tudo o que é habilitado com notas de verdade também pode ser obtido com progresso no próprio game.

O lançamento de Pro Evolution Soccer 2015 está marcado para setembro. O game sairá para PC, PlayStation 3, PS4, Xbox 360 e Xbox One. O foco do desenvolvimento está na nova geração de consoles.

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