Houve um tempo em que World of Warcraft era sinônimo de MMORPG e um dos títulos mais jogados do mundo. Mas esse tempo já passou e, em uma época em que o público vem preferindo MOBAs e ofertas free-to-play, a expectativa é de quedas cada vez maiores para um dos maiores expoentes dos jogos online de todos os tempos.
A própria Blizzard, nas palavras do designer-chefe Tom Chilton, concorda com esse prognóstico. Mas nada disso é motivo para desespero, muito pelo contrário, a empresa continua trabalhando duro para garantir o melhor conteúdo possível, de forma a tentar trazer seus velhos usuários de volta. Um forte exemplo disso é a expansão Warlords of Draenor, que está prestes a chegar. As informações são do MCV.
Outra iniciativa voltada para trazer de volta a base de usuários perdida foi a recente distribuição gratuita da expansão Mists of Pandaria, entregue gratuitamente para diversos usuários inativos. A ideia, aqui, é motivar o retorno deles – e a renda de suas assinaturas – por meio da entrega gratuita de conteúdo, na esperança que eles se anumem a voltar a jogar.
Nada disso, porém, é feito de maneira leviana. Chilton admite que o lançamento de expansões pode ser visto como um obstáculo para o retorno dos jogadores iniciantes. É por isso que a Blizzard incluiu, em Warlords of Draenor, uma opção para que o usuário já inicie as aventuras com um personagem de nível 90, de forma que possa embarcar nas novidades sem precisar passar longas horas upando seu personagem.