O lançamento de uma versão de Pokémon Trading Card Game para iPads pode ter animado os fãs dos monstrinhos, mas a desenvolvedora Game Freak quer te avisar que é melhor tirar o cavalinho da chuva. De acordo com a companhia, apesar do recente título, não existe a intenção de portar os games originais da saga para o mundo mobile e que esse tipo de coisa só vai acontecer “caso exista um motivo” para isso.
A ideia de simplesmente converter títulos antigos, apesar de ser um desejo dos fãs, não agrada a empresa. De acordo com o produtor Junichi Masuda, que está na companhia desde o primeiro jogo de Pokémon e atuou como o diretor das versões X e Y, a ideia é que os novos games sempre solucionem um problema ou tragam algo de novo. Sendo assim, uma simples conversão não é nada interessante.
É o caso, por exemplo, de Pokémon TCG Online, um título que, na visão da Game Freak, foi capaz de transferir a experiência com as cartas reais para o mundo mobile e online, com jogadores conectados se degladiando. É o motivo, também, pelo qual o título original, para Game Boy, não foi convertido, já que essa era a hora de apostar em uma nova jogabilidade e um desafio inédito.
Tirando este game, porém, a franquia deve permanecer no Nintendo 3DS. Na entrevista ao Polygon, Masuda afirma que não existem planos de novos games para celulares ou tablets, mas que no futuro, caso a empresa decida que quer fazer algo completamente diferente em termos de jogabilidade, atitude ou interface, por exemplo, o segmento mobile pode ser considerado.