Imagine que você está jogando online e transmitindo aquela partida fenomenal de Call of Duty, em que está destruindo todos os inimigos. De repente, a polícia derruba a porta da sua casa e te coloca de cara no chão, armas apontadas e prontas para atirar, pois alguém te denunciou por terrorismo ou sequestro. Parece bizarro, mas o “swatting” tem acontecido com bastante frequência nos Estados Unidos.
A tendência de trollagem chamou a atenção de governos da Europa e dos Estados Unidos, não apenas pelo uso de forças policiais contra inocentes, mas também pelo simples desperdício de recursos públicos por causa de trotes. E, agora, as autoridades americanas conseguiram prender o primeiro responsável por ações desse tipo, Brandon Wilson, de 19 anos, que é acusado de realizar um trote contra um desafeto no estado de Illinois.
Após uma batida policial realizada em sua casa, em Las Vegas, Wilson foi preso e teve computadores, celulares e outros dispositivos eletrônicos confiscados. Conhecido online como “Famed God”, ele agora encara uma pena que pode chegar a até cinco anos de prisão. Ele teria descoberto o endereço do alvo por meio do IP e, usando softwares roteadores, teria feito uma denúncia de sequestro como se a ligação tivesse saído de dentro da casa da vítima.
Por coincidência, a ação que resultou na prisão do jovem aconteceu no mesmo dia em que Joshua Peters, um conhecido produtor de conteúdo do game Runescape, fez uma declaração emocionada sobre o assunto (acima). Durante uma de suas transmissões, alguém enviou a polícia para a casa dele. Quem abriu a porta foi o irmão do apresentador, de apenas dez anos de idade, que passou pela traumática experiência de ter armas apontadas para sua cabeça.
Até o momento, nenhum dos casos de “swatting” resultaram em mortes ou feridos, mas geraram danos materiais para todos os atingidos. No Brasil, felizmente, ainda não existem casos do tipo.
Com informações do Gamespot.