Durante um evento da Warner Bros., o Games Summit 2014, foi possível ter um breve vislumbre do novo título da franquia Batman Arkham. Durante o acontecimento, o gerente de marketing social da distribuidora, Gaz Deaves, muito empolgadamente jogou uma demonstração no PlayStation 4, com gráficos em tempo real. Aqui o lema é “ser o Batman”, e toda a experiência que a produção visa trazer aos jogadores é fazê-los sentir-se na pele do Cavaleiro das Trevas, como explicou o executivo.
Não é realmente necessário dizer, mas “Batman: Arkham Knight” está belíssimo. Mesmo com a escuridão da noite imperando sobre o ambiente, há todo um jogo de iluminação muito bem distribuído, permitindo assim que o jogador possa se atentar aos pequenos detalhes.
A jogabilidade parece ter sido melhorada desde o último game, e o Homem Morcego parece mais sorrateiro e letal do que nunca. Na demonstração, houve vários momentos em que três ou mais inimigos armados eram facilmente derrotados após uma abordagem rápida, e vários golpes intercalados eram executados sobre os bandidos, com o intuito de nocauteá-los de maneira rápida e, principalmente, eficiente. Existe agora a possibilidade também de usar objetos do cenário para derrubar os inimigos.
Talvez a maior atração seja, no entanto, a possibilidade do jogador poder, pela primeira vez, controlar o Batmóvel ao seu bel prazer. O veículo parece uma ferramenta única: é capaz de correr verticalmente e horizontalmente, proteger civis recém resgatados e até mesmo planar pelas ruas de Gotham. A máquina possui ainda armas de fogo munidas de projéteis tranquilizantes, motor turbo para ultrapassar obstáculos facilmente e um localizador que permite ao Batman saltar e, a partir de então, utilizar seu Batmóvel onde quer que ele esteja.
Na breve demonstração, foi possível ver que o herói será obrigado a unir forças com a polícia para impedir que o Espantalho consiga liberar uma toxina através do sistema de distribuição de água da cidade. A fábrica onde o componente – chamado de Gás do Medo – está sendo fabricada foi tomada e está repleta de bandidos. Há também reféns, os quais o Cavaleiro das Trevas precisa resgatar. Não se sabe se a história continuará sendo abordada a partir desta crise ou se partirá para outros plots, até porque o Espantalho não está sozinho: ele retorna ao lado de um grupo de vilões que inclui o Pinguim, o Duas Caras e a Arlequina, além do próprio Arkham Knight.
O “Cavaleiro de Arkham” é introduzido aqui como um novo inimigo, criado exclusivamente para o capítulo em questão. Em todas as suas aparições na demonstração, ele parecia muito solícito a assassinar Batman e possuía até mesmo todos os artifícios para tal, mas era sempre impedido pelo próprio Espantalho. Mas a grande questão é: qual será a identidade deste oponente?
“Batman: Arkham Knight” promete fechar a trilogia de forma épica. A Warner Bros. Interactive Entertainment e a DC Entertainment confirmaram, inclusive, o lançamento do título totalmente localizado em português. O jogo será o último capítulo da RockSteady Studios para a série Arkham e estará disponível para PlayStation 4 e Xbox One, por R$ 199,90, e PC, por R$ 99,90. A previsão de lançamento no país é o dia 5 de junho de 2015.