Quando o novo game de “Sexta-feira 13” foi anunciado, muita gente comemorou. Afinal de contas, pela primeira vez seríamos capazes de controlar Jason em um título multiplayer assimétrico, caçando adolescentes com os hormônios em ebulição. Mas, antes mesmo que o game chegasse às prateleiras, ele já fez sua primeira vítima, o jogo independente Last Year.
Financiado no Kickstarter com mais de US$ 114 mil arrecadados, o título trazia uma dinâmica bastante semelhante. Só que aqui, a figura de Jason era substituída por um assassino genérico, mas também mascarado, caçando jovens em locais como o Camp Silver Lake – qualquer semelhança com o acampamento Crystal Lake, de “Sexta-feira 13”, não é mera coincidência, obviamente.
Desde o anúncio de Last Year, já se falava sobre possíveis problemas com direitos autorais, e agora, eles parecem ter sido confirmados. Na noite desta segunda-feira (19), a página do jogo independente no Kickstarter foi substituída por uma nota dos detentores dos direitos sobre o longa de horror, alegando que o título infringe os direitos registrados deles.
Aqui, aparentemente, não se trata de um caso em que uma mera mudança de título resolve a questão, como aconteceu com Babysitter Bloodbath, inspirado na saga Halloween. Com um novo game em desenvolvimento, a produtora Crystal Lake Entertainment pode muito bem tentar evitar o lançamento de um título paralelo – e, quem sabe, com mais qualidade que o “oficial”.
Por enquanto, os responsáveis por Last Year ainda não se pronunciaram, bem como os desenvolvedores de Friday The 13th: The Video Game. O novo jogo de Jason tem lançamento previsto ainda neste ano.
Com informações do Bloody Disgusting.