Não é novidade para ninguém que a juventude atual lê cada vez menos e, quando resolvem fazer isso, dificilmente escolhem obras escritas pelos grandes autores brasileiros. É numa tentativa de mudar isso que a Virtual Educação, Cultura e Comunicação lançou o projeto Livro e Game, que transforma grandes clássicos nacionais em jogos gratuitos e acessíveis pelo navegador.
Por enquanto, três títulos estão disponíveis: “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, “Dom Casmurro”, escrito por Machado de Assis”, e “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo. Todos os jogos recontam a história dos livros de forma lúdica e interativa, exibindo trechos aqui e ali como forma de levar os jogadores a se interessarem pela obra original.
A jogabilidade assume diversos estilos, emprestando inspirações de diversos games clássicos e até mesmo de brincadeiras infantis, como o Jogo da Memória, por exemplo. O método de trabalho da trama também varia e, às vezes, inclui também histórias em quadrinhos. Vale a pena dar uma olhada.
Com informações do Canal do Ensino.