O super-emulador e console querido de muita gente, o PSP, está chegando ao fim de seu ciclo de vida. A Sony do Japão anunciou que vai encerrar a produção do portátil no final deste mês de junho e, logo após isso, deixará de reabastecer os estoques das lojas com o aparelho. Após isso, então, é fim da linha para o video game lançado em dezembro de 2004.
As fábricas da Sony nos Estados Unidos deixaram de fabricar o console em janeiro e, agora, apenas a Europa permanece produzindo o dispositivo. A expectativa, segundo a Associated Press, é que a descontinuação do aparelho aconteça no final do ano. A América Latina, por outro lado, continuará com os consoles nas prateleiras.
Apesar de ter sido deixado à sombra do Nintendo DS, mais bem-sucedido no mercado mundial, o PSP conquistou sua boa fatia de público, principalmente devido à grande oferta de RPGs japoneses. Estima-se que cerca de 80 milhões de unidades do aparelho tenham sido vendidas em todo o mundo e, ainda hoje, ele continua tendo relativo sucesso. Apenas por curiosidade, na última semana de maio, 10,7 mil consoles foram comercializados, de acordo com os dados estimados do VG Chartz.
O sucesso pode não ter sido gigantesco, mas foi suficiente para motivar uma segunda tentativa da Sony no mercado de portáteis com o PlayStation Vita. O console de mão, apesar de mais poderoso que o antecessor e completamente integrado aos outros video games da empresa, tem patinado nas vendas e vem obtendo resultados pouco satisfatórios.