R$ 29 milhões. Esse foi o custo estimado por uma equipe de analistas da seguradora Allianz após 100 minutos de jogatina em Grand Theft Auto V, o mais recente título da Rockstar que, em breve, chega ao PC, Xbox One e PlayStation 4. A empresa sentou para avaliar o game e colocou um grupo de consultores para jogar, estimando o custo de toda aquela destruição que tanto adoramos causar na franquia.
Não fica claro exatamente qual o método utilizado pela empresa durante o estudo, já que ela afirma apenas ter jogado o título por 99 minutos. Ao que parece, trata-se de uma mistura entre side quests e missões do modo história, já que a Allianz fala em assaltos a banco, casas queimadas e até mesmo uma colisão entre duas turbinas a gás e um trem, considerado o maior prejuízo de todo o teste – custando, sozinho, R$ 18,1 milhões.
Perto do grau de destruição que pode ser causado pelo trio Trevor, Michael e Franklin, cenas como a destruição de um helicóptero por um caça, ou explosões sucessivas de veículos esporte em uma auto estrada, parecem pequenos. Além disso, a Allianz cita também danos estruturais e colaterais que não podem ser avaliados por não estarem disponíveis no jogo.
É o caso, por exemplo, à destruição em uma ponte ou estrada após explosões sucessivas sobre ela, ou a destruição a residências ou prédios comerciais de Los Santos depois de uma batalha nos ares, com escombros chovendo sobre o município. Mesmo assim, já é muita coisa para se levar em conta e, para a seguradora, é melhor que esse tipo de devastação fique restrita apenas a Grand Theft Auto V mesmo.