Foi-se o tempo em que histórias começadas com o conhecido “Era uma vez…” chegavam ao fim com a frase “… e viveram felizes para sempre”. Este adventure point’n click da Telltale Games, baseado na grafic novel “Fables” da DC/Vertigo, nos mostra como os personagens de contos de fadas acabaram por chegar ao nosso mundo, tendo de batalhar por dinheiro, moradia, comida e até mesmo pela própria sobrevivência.
Neste terceiro episódio começamos exatamente onde o segundo terminou, com o xerife Big B. Wolf severamente ferido pela desequilibrada Bloody Mary. Como consequência dos eventos do capítulo anterior, Snow White passa a ser prefeita de Fable Town.
A trama é bem linear exceto por um ponto onde se pode escolher entre duas alternativas e assim alterar alguns eventos sem grande importância a trama.
Após receber a visita de uma enigmática testemunha, cabe ao xerife Big B. retomar as investigações que o levam cada vez mais fundo na podridão do mundo dos contos de fada. Novos personagens são introduzidos e, como já são conhecidos de seus respectivos contos infantis, a empatia é quase que imediata com tais personagens, todos muito bem caracterizados e carismáticos, até mesmo os vilões.
Como já visto nos episódios anteriores, toda a ambientação do game visa passar um clima de filme noir. As situações apresentadas pela história demonstram um cuidado especial com o roteiro, tendo seus diálogos muito bem escritos, repletos de acidez e sarcasmos por parte dos personagens.
Com belos gráficos em cel shading, o nível de detalhes é notável nos locais onde a trama se desenrola. Cada objeto é posicionado de forma a complementar a história dali, tendo como exemplos o escritório do xerife e as ruas de Fable Town. O resultado é de de encher os olhos.
Infelizmente, são poucos os ambientes em que temos total liberdade de exploração, e entre esses, também são apenas alguns os itens com os quais podemos interagir. A jogabilidade mescla momentos de investigação, cenas de ação em quick time events e árvores de diálogos, sem nenhuma grande novidade. O terceiro episódio traz apenas mais do mesmo já visto nos outros, o que não é nem de longe algo ruim mas, deixa uma sensação de falta de novidade.
A trama é bem linear exceto por um ponto onde se pode escolher, entre duas alternativas, qual pista seguir primeiro. Assim, se alteram alguns eventos sem grande importância a trama.
As situações apresentadas pela história demonstram um cuidado especial com o roteiro, tendo seus diálogos muito bem escritos, repletos de acidez e sarcasmos por parte dos personagens.
A trilha sonora, extremamente discreta, também busca trazer um clima de mistério à trama. Os tons de musica eletrônica emoldurados por graves já se tornaram uma marca inconfundível para a série. Destaque especial fica para a interpretação dos dubladores que, com maestria, dão vida e personalidade aos personagens, firmando o caráter de cada um seja com algum vício de linguagem ou com sotaques bem marcantes.
The Wolf Among Us tem mostrado uma excelente evolução desde o seu início e um amadurecimento entre as séries de adventures da Telltale, o que nos deixa muito animados para o próximo e último episodio, bem como para as futuras series da produtora. Diversão garantida.
Este jogo foi testado no Xbox 360.