A Razer foi para a CES 2015 disposta a mostrar suas armas. No evento de tecnologia que aconteceu durante a semana em Las Vegas, nos EUA, a empresa não apenas anunciou o lançamento do Forge, seu novo microconsole Android, mas também revelou uma parceria com outras companhias para desenvolvimento do OSVR, um sistema de realidade virtual baseado em código aberto.
A sigla para Open-Source Virtual Reality indica uma pequena mudança no paradigma atual da tecnologia. Apesar dos sistemas do tipo ainda estarem em fase de testes e desenvolvimento, plataformas como o Oculus Rift ou o Project Morpheus são totalmente fechadas e proprietárias, pertencendo ao Facebook e à Sony, respectivamente. É justamente aí que a novidade se diferencia, já que promete dar a todos, gratuitamente, a possibilidade de desenvolver games e aplicações para a realidade virtual.
Para alcançar isso, a Razer trabalha ao lado da Sensics, um nome que já é referência no segmento. O pacote inicial da plataforma é composto por um kit de desenvolvimento, o OSVR Hacker, e um dispositivo de realidade virtual. Outras empresas como a Leapmotion, Bosch, Unity, Epic Games e Sixense também estão a bordo da empreitada.
“O OSVR coloca desenvolvedores de games, jogadores e fabricantes de hardware juntos para encontrar soluções e tornar os jogos de realidade virtual algo tangível para todos”, afirmou Min-Liang Tan, CEO da Razer, à imprensa. O objetivo final, aqui, é baratear os custos dando liberdade para que os usuários escolham qual periférico querem comprar, e também aos produtores, que podem trabalhar na plataforma que preferirem.
As primeiras unidades OSVR chegam às mãos dos desenvolvedores ou interessados em junho deste ano.