Há um ano e meio, os jogos no Facebook eram vistos como a mais nova grande onda, com grandes empresas investindo em títulos dedicados exclusivamente à rede social e muita gente lucrando alto com as microtransações. Só que ninguém contava com o crescimento do acesso à plataforma por meio de celulares e tablets, um aspecto que está causando uma estagnação nesse segmento.
Foi o que mostrou o mais recente relatório financeiro do Facebook. O faturamento com games na plataforma apresentou crescimento de apenas 1% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, um total que é bem diferente da bonança exibida em períodos anteriores. E o diretor financeiro da empresa, David Ebersman, espera mais tempos difíceis pela frente, enquanto os acessos mobile não param de crescer.
Para ele, manter o crescimento médio de 8% ao ano, que vinha sendo experimentado pelo Facebook desde 2011, será bastante complicado. Simplesmente porque essa renda é oriunda exclusivamente dos desktops, que vêm apresentando queda na sua utilização e sendo substituídos por meios mobile. Os jogos existentes na plataforma continuam sendo bastante utilizados, mas nos celulares e tablets, existem fora da rede social e não geram lucros para ela.
O aumento no faturamento de games não é nem mesmo uma preocupação para o Facebook, que parece estar deixando esse segmento cada vez mais de lado. A empresa está, sim, trabalhando em sua transição para o mundo mobile, mas faz isso por meio de iniciativas para ampliar sua receita de anúncios nesse tipo de plataforma. Não existe nenhum tipo de iniciativa voltada a levar os games também para os celulares e tablets.
Ainda assim, a empresa de Mark Zuckerbeg nada de braçada quando o assunto são os números. No primeiro trimestre de 2014, a companhia apresentou faturamento de US$ 2,5 bilhões e lucros na casa do US$ 1,08 bilhão. Números um pouco menores que os registrados nos últimos três meses de 2013 e amplamente motivados pelos seus serviços de publicidade.
Com informações do Gamasutra.