Desde a sétima geração, os modos online se tornaram parte integrante da experiência com video games. Apesar de já existente antes, foi a popularização da internet banda larga e dos consoles já com modems integrados que permitiram que a função, presente praticamente desde sempre nos PCs, também virasse um padrão nos consoles.

E todo mundo, claro, gosta de jogar com amigos. Os antigos hábitos de passar o controle ou usar a tela dividida estão sendo cada vez mais substituídos por lobbies online, convites de amizade e filas para marcação de partidas. O problema é que velhas manias negativas e irritantes também ganharam suas próprias versões virtuais.

Se antes o problema era seu amiguinho reclamando sobre o controle suado ou as “mentiras do game”, agora é a vez dos comportamentos inoportunos da internet invadirem também os games. Após reclamar muito disso por meio das redes sociais e dar muita risada com “causos” desse tipo, resolvi formular cinco regras que, com certeza, vão tornar sua convivência na PSN ou Xbox LIVE muito mais agradável para todos os envolvidos.

Quem é você?

Regras de etiqueta nas redes online

Tanto a PlayStation Network quanto a Xbox LIVE possuem um sistema de IDs por texto, que como todos os outros do tipo, estão passíveis de erros de digitação. Além disso, ambas as redes também têm um limite máximo de amigos que podem ser adicionados. Por isso, a não ser que você seja um conhecido ou tenha recebido o perfil de alguém especificamente, não custa nada mandar um oi e se identificar.

Isso é um problema principalmente quando você vai adicionar alguém que faz parte de um site ou portal, ou seja, que pode receber pedidos desse tipo constantes vindos de todo tipo de desconhecidos. Esse simples método facilita na separação de quem é quem e em uma possível organização da lista.

Adicionou? Interaja!

Regras de etiqueta nas redes online

A questão aqui, mais uma vez, é o limite de amigos das redes. Acontece constantemente: você adiciona mais uma pessoa na PSN ou LIVE para, então, jamais falar com ela. Vocês não possuem os mesmos jogos e nunca trocaram uma mensagem sequer. Se pessoas adicionadas pudessem acumular poeira, o sujeito em questão já estaria criando teias de aranha.

E aí fica a pergunta: para que adicionar? Ter alguém na lista desnecessariamente apenas ocupará o espaço de um bom amigo virtual, que algum dia poderá te ajudar a conseguir aquela conquista mais difícil ou será um bom parceiro para terminar um game. Portanto, se você não pretende entrar em contato, não se dê ao trabalho de incluir alguém em sua lista.

Oi, quer tc?

Regras de etiqueta nas redes online

Logo aqui em cima, falamos sobre mandar mensagens e interagir com os amigos nos consoles. Existe, por outro lado, uma grande dificuldade nisso: o péssimo teclado virtual do PlayStation 3 e Xbox 360. A não ser que você use um dispositivo USB ou um acessório daqueles que se acoplam ao controle, será muito difícil manter uma conversa.

Existem tantos outros meios melhores para se bater papo. Redes sociais, emails, áreas de comentários, fóruns, enfim. Sendo assim, por que insistir em usar um sistema com pouca preocupação estética e de usabilidade para esse fim?

As redes foram feitas para mensagens rápidas e curtas. “Tem Last of Us?” “Bora Revelations online?”, com respostas sucintas. Coisas assim. Não é local para discutir questões existenciais ou perguntar como foi o dia dos amigos. Não se trata de frieza ou falta de humildade: é uma questão de falta de praticidade, pura e simplesmente.

Então, substitua a torrente de mensagens de bate papo com uma única, solicitando um meio melhor de contato. E acredite: se a pessoa também quiser conversar com você, não terá problema em fornecer essa informação.

Ninguém vai trocar de jogo por você

Resident Evil: Operation Raccoon City é o melhor multiplayer da E3 2011

Como você se sentiria caso você estivesse lendo um livro e alguém surgisse por trás de você com outro tomo nas mãos, sugerindo a interrupção imediata de sua leitura e o início de uma nova? Um pouco chato, não? Então, por que fazer isso na PSN ou Xbox LIVE?

Convites para partidas online expiram e os jogos da geração atual ainda precisam de algum tempo para carregamento de dados antes de serem plenamente iniciados. Por isso, é uma boa sempre ficar de olho no que seus amigos estão jogando naquele momento. Quer propor algo diferente? Mande uma mensagem.

Dificilmente alguém trocará de game só porque você está mandando uma solicitação. Com uma conversa, porém, a coisa pode mudar de figura e a pessoa pode até achar uma boa ideia participar de algumas rodadas com você. Como sempre, bater um papo é o melhor caminho.

Não existe almoço grátis

Regras de etiqueta nas redes online

Se a Sony quisesse distribuir dinheiro ou jogos gratuitos, faria isso por meio de campanhas divulgadas na mídia, com data marcada para acontecer e termos bem específicos. Não utilizaria o meio mais antigo e inválido da internet: as mensagens supostamente assinadas por grandes executivos, que trocam créditos por compartilhamentos.

Uma das maiores pragas da web, infelizmente, também assola as redes online. Os spams não possuem outra função a não ser congestionar os sistemas, disseminar informações erradas e fazer com que as pessoas percam tempo. Por isso, se receber qualquer mensagem do tipo, faça um favor à toda a coletividade e impeça que ela continue circulando livremente.

Fontes de imagens

Este texto foi publicado originalmente no Resident Evil SAC. Aqui, ele aparece com poucas alterações.

Tags: , ,

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)