Ao testar a demo jogável de Resident Evil Revelations 2 na edição deste ano da Brasil Game Show, saí do estande da Warner com a sensação de que fazia algum tempo que eu não jogava um game da franquia tão desafiador. Pensando um pouco mais, consegui lembrar exatamente quando isso aconteceu pela última vez: em 2012, quanto o primeiro jogo da subfranquia chegou às lojas, para o Nintendo 3DS.

A amostra disponível na feira é a mesma apresentada em setembro na Tokyo Game Show, mostrando Claire e Moira ainda nos momentos iniciais do jogo, após acordarem na prisão onde se passará parte da trama. Elas devem seguir por corredores escuros e apertados, enquanto o jogador aprende a lidar com os comandos e começa a se lembrar de como era boa a velha guarda de Resident Evil.

A ação começa após Claire obter uma chave, sendo atacada por um grupo de Afflicted que vêm de todos os lados. É aqui, também, que se iniciam as surpresas. Como se não bastasse a aparência grotesca dos oponentes, eles também são bem fortes e atacam de diferentes maneiras. São capazes de se abaixar para desviar de alguns ataques e até saltar rapidamente sobre as protagonistas, atacando-as de uma maneira quase indefensável.

Resident Evil Revelations 2 será lançado em capítulos

Mesmo em um ambiente de feira, com barulheira, música, pessoas falando em volta e quase nenhum som do próprio game audível, foi possível ficar tenso. E é aqui que está o primeiro grande trunfo de Resident Evil Revelations 2, que pelo menos nessa demonstração, cumpre o que vem prometendo e mais uma vez nos leva a pisar no mundo do Survival Horror. Boa sorte.

Aproveitando o que vale

A influência de Resident Evil 6 e seu estilo esquizofrênico é um perigo frequente para os fãs, com muitos temendo ver um título com tantas falhas mais uma vez se tornando parte da franquia. A boa notícia é que, pelo menos por enquanto, a Capcom mostra estar aprendendo com seus erros, mas também com seus acertos, aproveitando o que há de bom no último game para incrementar o próximo.

Isso se traduz em termos de jogabilidade, com o movimento leve e solto de RE6 aparecendo novamente em Resident Evil Revelations. Mas aqui, ele está aplicado de forma bem diferente e, apesar de ter a possibilidade de se mover mais livremente e correr por aí, o jogador estará restrito a pequenos corredores e salas fechadas, muitas vezes com inimigos atacando por todos os lados.

Aqui, porém, vale uma crítica ao sistema de câmera, extremamente sensível. É muito difícil lidar com ela na tensão dos combates, e muitas vezes, nos flagramos olhando para o teto ou o chão enquanto tentamos focar em um item ou detalhe do cenário. Uma olhada na seção de opções não exibe configurações relativas a isso, e fica a expectativa que esse aspecto receba um cuidado na versão final.

De resto, temos aqui uma experiência mais parecida com a do primeiro Revelations. A munição é escassa, suficiente porém contada. Caso sua mira não seja muito boa, você deverá partir para o combate com faca e tomar cuidado para não sofrer danos, já que as ervas também não estão disponveis em abundância.

Esse é mais um aspecto que contrasta com a violência dos inimigos, que nem parecem sentir os disparos e continuam vindo, atacando e querendo o sangue de Claire e Moira. São eles os responsáveis pelas maiores surpresas da demo e, com certeza, será assim também na versão final do título.

Falando em semelhanças com o primeiro Revelations, vale aqui citar o uso da lanterna por Moira, que vai além de simplesmente iluminar. Aqui, o item serve como uma alternativa ao Genesis Scanner, permitindo que o jogador, no controle da personagem, encontre itens ocultos pelo cenário e facilite um pouco a vida de Claire. Vale a pena dar uma boa olhada nos cenários antes de seguir em frente, já que itens encontrados por ali podem acabar salvando a sua vida no futuro.

Melhor na nova geração

Resident Evil Revelations 2 será lançado em capítulos

Resident Evil Revelations 2 deve seguir a tendência da esmagadora maioria dos títulos da atualidade, lançados nos consoles de velha e nova geração. Aqui, porém, a diferença parece ir além de resolução e contagem de quadros por segundo, chegando também ao aspecto gráfico e visual da coisa.

A demo da BGS 2014 rodava em um PlayStation 4. O console serve de palco para efeitos de iluminação bastante interessantes, algo que não poderia deixar de existir quando temos um game em que uma das personagens principais é responsável justamente pela lanterna.

Apesar do clima escuro, enxergamos também algumas cores, presentes principalmente na dupla de protagonistas, que se destacam do ambiente a seu redor justamente como uma forma de evidenciar que elas não pertencem àquele lugar. Em volta tudo é ferrugem, sujeira, morte e desolação. Claire e Moira, nesse sentido, representam o oposto de tudo isso.

É justamente essa batalha pela sobrevivência que a demonstração nos faz esperar ansiosamente, ao mesmo tempo em que afasta ainda mais os temores de estarmos diante de mais uma degradação da franquia. Pelo menos para os fãs do Survival Horror ou dos games de terror em geral, Resident Evil Revelations 2 aparece como uma ótima alternativa. Mas, mais do que isso, é uma grande resposta da Capcom aos pedidos dos fãs, que há muito tempo viram o horror sendo trocado pela ação e, agora, mais uma vez, têm tudo isso de volta.

O título tem lançamento marcado para o começo do ano que vem e estará disponível no PC, PlayStation 4, Xbox One e Xbox 360. O lançamento será, inicialmente, digital e um formato episódio, com os quatro capítulos do game sendo liberados um por semana.

ATUALIZAÇÃO 10/10/2014 20h: Em uma sessão fechada, onde jogamos novamente a demo de Resident Evil Revelations 2, descobrimos que existe, sim, uma opção de ajuste de sensibilidade para a câmera e a mira. Porém, não foi possível conferir exatamente de que forma as mudanças agem sobre a jogabilidade.

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