A Riot quer mostrar aos jogadores que ninguém está acima das regras, mesmo que você seja um dos principais jogadores de League of Legends do mundo. Após uma série de denúncias de usuários, a desenvolvedora do MOBA baniu dois jogadores profissionais do título, alegando que eles estavam tendo uma “conduta tóxica” junto à comunidade, abusando de outros jogadores de maneira verbal e virtual.
Alfonso Rodriguez, o Mithy, e Erlend Holm, também conhecido como Nukeduck, estão proibidos de jogar League of Legends por um período de seis meses. O banimento foi anunciado pelo próprio coordenador de eSports da Riot Games, Scott Parkin, que informou também que a dupla não poderá participar de torneios oficiais até o final de 2014. Ambos fazem parte da equipe Ninjas in Pyjamas e aparecem no centro da imagem acima.
De acordo com a empresa, Mithy recebeu denúncias em mais de 30% das partidas das quais participou nas últimas semanas, agindo com atitude negativa e linguagem ofensiva. O caso de Nukeduck é ainda mais grave, com ele sendo reportado em 65% dos casos por xingar outros usuários e agir contra os princípios de saúde da comunidade.
A Riot afirma ter alertado os dois antes da aplicação da punição, mas ainda assim, diz não ter visto progressos. Nukeduck discordou dessa afirmação pelo Twitter, afirmando que não recebeu nenhum alerta sobre seu comportamento. Mesmo assim, ele disse não discordar da atitude da empresa.
Mithy foi mais além e, ao aceitar a punição, ofereceu seus serviços como técnico de outras equipes. Assim, acredita, ele poderá seu comportamento e se manter relevante no mundo de League of Legends, retornando mais forte ainda quando o banimento for encerrado no final deste ano.
Essa não é a primeira vez que a Riot Games toma atitudes contra jogadores profissionais de League of Legends. No passado, a empresa chegou a banir times inteiros de participar de torneios oficiais, como parte de um monitoramento constante para garantir um ambiente sadio no jogo, tanto para novatos quando para experientes.