Com sua nova iniciativa, a Riot Games mostra estar aprendendo com as grandes empresas de tecnologia. Com League of Legends posicionado como um dos maiores jogos do mercado, é claro que ele está sujeito a todo tipo de exploração por hackers, que vasculham seu código em busca de brechas de segurança e falhas. Agora, a produtora quer impedir o uso malicioso de tais problemas pagando, ela mesma, aos especialistas que as descobrirem.

De acordo com a empresa, a ideia surgiu a partir de um acontecimento recente, quando um fã do game descobriu uma vulnerabilidade no sistema do game e entrou em contato com a Riot. A falta de um sistema dinâmico para lidar com isso, porém, fez com que o time de segurança da companhia somente ficasse sabendo sobre a questão uma semana depois, o que seria tempo suficiente para que hackers fizessem um estrago, caso o problema se tornasse público.

Agora, a produtora quer mudar essa situação. Ainda em estágio Beta, o programa “Bug Bounty” já está disponível para uma série de especialistas que são próximos da Riot e, no futuro, será aberto a qualquer um. Mas apenas durante os testes, a Riot diz já ter pago mais de US$ 100 mil em recompensas para a descoberta de problemas.

Mais do que isso, programas desse tipo servem como incentivo para que os conhecedores do assunto busquem tais falhas, informem a empresa e acabem tornando League of Legends mais seguro. Para a Riot, a recompensa é um preço extremamente baixo a se pagar para evitar o que poderiam ser danos muito maiores, com o vazamento de dados de usuários, por exemplo.

Os detalhes do programa Bug Bounty serão compartilhados com a comunidade no futuro próximo. A expectativa é que os pagamentos aconteçam em menos de 24 horas após o conserto das falhas indicadas pelos participantes.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)