Para os funcionários da Rovio, a boa notícia desta quinta-feira (04) veio acompanhada também de uma má. A empresa anunciou que vai reduzir a meta inicial de demissões anunciada em outubro e mandar embora “só” 110 pessoas, em vez das 130 que estavam previstas inicialmente.

Por outro lado, em busca de reduzir seus custos e tornar seu funcionamento mais dinâmico, a empresa anunciou o fechamento de um estúdio na cidade de Tampere, na Finlândia, e a concentração de todas as suas atividades no país em um escritório central, na cidade de Espoo, onde ela foi fundada e de onde saíram alguns de seus principais sucessos.

No total, 16% da força de trabalho total da companhia será dispensada após números bem abaixo do esperado obtidos durante todo o ano de 2014. De acordo com as informações oficiais, a franquia Angry Birds tem hoje 200 milhões de jogadores, um belo de um número, mas que também representa uma queda de 25% em relação aos mais de 260 milhões de usuários computados no final de 2012.

Além dessa queda, que tem impacto sobre os números de vendas e publicidade, a empresa também citou como pouco rentáveis as operações de licenciamento, que levaram a franquia Angry Birds a séries como Star Wars ou Transformers. Não é como se as uniões tenham sido um fracasso, pelo contrário, mas a Rovio considera que o investimento feito em tais ações não foi compatível com o lucro obtido. Daí vem também uma redução nesse sentido, como forma de melhorar o rendimento total da companhia.

Desde o início deste segundo semestre, a Rovio vem passado por severas mudanças em sua estrutura interna, demitindo funcionários e vendo alguns de seus executivos abandonarem os cargos. A situação pode estar complicada, mas quando se olha para os números, dá para perceber que as medidas são mais preventivas do que qualquer outra coisa e representam um preparo da companhia para evitar tempos difíceis que ainda não chegaram.

Com informações do Eurogamer.

Encontrou um erro?

Envie um email para contato@newgameplus.com.br com a URL do post e o erro encontrado. Obrigado! ;-)