A queda gigantesca nos números de faturamento da Nintendo e uma enfermidade recente colocaram dúvida sobre a continuidade de Satoru Iwata na presidência da Nintendo. Mas, em uma reunião entre executivos da empresa e seus acionistas, na manhã dexta sexta-feira (27), a votação foi unânime e ele continuará no comando da companhia, recebendo votos de melhoras e o apoio dos investidores a seus planos de recuperação.
O próprio Iwata não esteve presente na reunião, pois passou recentemente por uma cirurgia no fígado e ainda está se recuperando. Foi justamente esse o motivo que o deixou de fora da E3, feira da qual ele participou apenas por meio de gravações ao lado do presidente americano da Nintendo, Reggie Fils-Aime, protagonizando um dos momentos mais divertidos da apresentação da empresa.
Além de Iwata, a Nintendo também manteve a constituição atual de seu quadro de diretores, que inclui também um de seus principais designers, Shigeru Miyamoto. O grupo também ganhou um novo membro, Naoki Mizutani, que trabalha com auditoria e agora recebe mais responsabilidades dentro da companhia.
A continuidade dos planos de recuperação também foi aprovada pelos acionistas. Eles incluem, por exemplo, o lançamento de consoles específicos para mercados emergentes, o lançamento dos Amiibos, mais licenciamento e desenvolvimentos mais rápidos de títulos com os personagens consagrados da marca. Boa parte desses esforços já puderam ser vistos na E3 2014.