O dia terminou mais triste para os fãs da Platinum Games e do Xbox One. Após rumores publicados no final da tarde desta segunda-feira (09), a Microsoft confirmou o cancelamento de Scalebound, um de seus principais games exclusivos para este ano. A companhia não detalhou os motivos por trás do fim da produção, afirmando apenas que ele aconteceu após “cuidadosa deliberação”.
Os relatos publicados mais cedo na imprensa, entretanto, davam conta de que o clima não era nada legal nos corredores da Platinum. A saída de alguns dos envolvidos em uma licença por estafa, pouco depois da apresentação de Scalebound na Gamescom de 2016, teria atrasado ainda mais um cronograma que já estava fora do previsto, algo que, associado a problemas com a engine utilizada, teria azedado as relações entre a desenvolvedora e a Microsoft.
Enquanto o cancelamento foi confirmado pela fabricante do Xbox One, os motivos por trás dele, entretanto, ainda permanecem como não confirmados. No site oficial do jogo, a Platinum apenas se limitou a reproduzir o comunicado feito pela Microsoft e não se sabe, ainda, se Scalebound tem chances de ver a luz do dia de maneira independente, ou se os trabalhos com o game estão, definitivamente, encerrados.
Scalebound estava em desenvolvimento desde 2013, mas existia sete anos antes como projeto, tendo sido apresentado a parceiros de distribuição logo após a chegada do primeiro Bayonetta. O título era uma das principais apostas da Microsoft para ganhar tração no mercado japonês, onde a empresa, tradicionalmente, tem dificuldades diante de seu principal rival, o PlayStation.