O primeiro semestre do atual ano fiscal não foi lá muito positivo para a SEGA. Em seu relatório financeiro referente ao período, a empresa registrou perdas de US$ 17,9 milhões e culpou a baixa demanda por jogos físicos como a principal responsável pelo resultado negativo. Sendo assim, a empresa anunciou um esforço de reestruturação focado em jogos digitais e negócios alternativos, como parques de diversões, máquinas de caça-níqueis e hotéis temáticos.
Tais segmentos já fazem parte do campo de atuação da empresa, e vem apresentando desempenho estável, ao contrário do setor de games. Foi levada em conta, também, a ausência de lançamentos próprios durante o período de abril a setembro, com apenas Persona 4 Arena Ultimax figurando nas prateleiras, e apenas do Japão. O desempenho do título foi elogiado, com 230 mil cópias vendidas.
Ainda assim, não foi suficiente para conter a baixa. O faturamento total do setor de jogos foi de US$ 439 milhões, sendo que quase metade disso (US$ 196 milhões) foram obtidos apenas com games digitais. É justamente isso que motiva a reestruturação interna da companhia, que agora se divide em três segmentos distintos e extremamente focados.
O primeiro se mantém como está, só que agora, com foco ampliado em jogos lançados pelas redes online de PC e consoles. Em segundo vem o segmento de máquinas de caça-níqueis, sucesso no Japão. E por fim, está a divisão voltada para licenciamento e construção de outros negócios, como as já citadas atrações em parques de diversão. Assim, acredita a SEGA, a tomada de decisões será mais rápida em cada setor que, atuando sob uma gerência geral, poderão funcionar de forma sincronizada.
A expectativa é de alta já no final do atual ano fiscal, que se encerra em março. O lançamento de jogos como Alien Isolation, por exemplo, vem com grande expectativa dos investidores, que esperam ver uma virada acontecendo a partir de agora.