A SEGA concordou em pagar US$ 1,25 milhões (cerca de R$ 2,5 milhões) para acabar de vez com uma ação coletiva contra a empresa, devido à propaganda enganosa relacionada ao título Aliens: Colonial Marines. A ação se relaciona à decepção de fãs que conferiram o game em feiras e eventos e encontraram um resultado final bem inferior. O jogo chegou a ser citado como um dos piores da geração passada. As informações são da Polygon.
O processo coletivo foi aberto em processo coletivo foi aberto contra a distribuidora em abril de 2013 e envolve também a Gearbox. A desenvolvedora, inclusive, acusa a empresa de ter dado pouco apoio e financiamento à produção, o que teria contribuído para os resultados negativos.
Caso o acordo seja aprovado, a SEGA irá ressarcir os consumidores pelo valor pago pelo título, desde que eles tenham adquirido o game em território americano e antes do dia 13 de fevereiro do ano passado. O valor será dividido entre todos aqueles que se posicionarem como lesados, após o desconto de custos judiciais e honorários, mas não deve exceder o valor “cheio” utilizado na compra.
Assim, a SEGA poderá se livrar da ação de uma vez por todas, enquanto a Gearbox ainda continuará na batalha judicial. A ideia aqui é que, na posição de desenvolvedora, a companhia deva buscar seus próprios meios de provar a ausência de culpa ou, então, concordar em, também, ressarcir os jogadores lesados. A desenvolvedora, porém, não parece disposta a concordar com isso.