Ao que parece, Oculus Rift e Project Morpheus não devem ser as únicas opções de realidade virtual para video games a aparecer no mercado. De acordo com o site Digitimes, a Microsoft também está trabalhando em um acessório do tipo e que seu anúncio já tem data para acontecer: a próxima E3.
Segundo a página, fontes ligadas à companhia disseram que a produção está a todo vapor e que a equipe responsável pelo dispositivo é a mesma que esteve à frente da produção do Surface, o tablet da empresa lançado 2012.
Além disso, os sites de tecnologia VR Focus e Techradar disseram que alguns desenvolvedores já receberam alguns kits para dar início à produção de jogos compatíveis com esta tecnologia. Muito embora os estúdios escolhidos não tenham disso revelados, podemos especular que as “companhias-amigas” que receberam os primeiros protótipos devem ter algum tipo de proximidade maior com os Xbox, tal como aconteceu anteriormente com o Kinect. Minhas apostas estão em Ubisoft e Harmonix.
Vale lembrar ainda que, em 2012, documentos vazados da Microsoft apontavam sobre a existência de um tal de Project Fortaleza, que parecia muito ser uma resposta da empresa ao Google Glass. No entanto, apesar das semelhanças nos projetos, o Digitimes destaca que os óculos de realidade virtual não é uma derivação deste projeto, mas algo separado e mais próximo do Rift e do Morpheus.
No entanto, a fabricante do Xbox disse que não comentaria sobre o assunto. Por outro lado, ela já disse algumas vezes estar interessada na tecnologia. Tanto que, no início deste ano, o chefe da divisão de consoles da companhia, Phil Spencer, deu a entender que a Microsoft já estava trabalhando em algo do gênero.