Se existe um prêmio que mais se aproxima de ser o “Oscar dos games”, é o GDC Awards, apesar do The Game Awards normalmente levar essa fama por ser o maior. Aqui, são os próprios desenvolvedores de jogos que escolhem os vencedores, em categorias que acabam sendo mais focadas em características técnicas. E, em 2015, mais uma vez, a cerimônia não seguiu a lógica e elegeu Middle-Earth: Shadow of Mordor como melhor jogo do ano.
A surpresa não foi o único destaque da premiação, que aconteceu na noite desta quarta-feira (04), em São Francisco, nos EUA. Em uma apresentação bem-humorada, Hironobu Sakaguchi subiu ao palco para receber o prêmio pelo conjunto da obra. O criador de Final Fantasy foi ovacionado pela plateia e agradeceu ao prêmio, mas fez questão de afirmar que ele não representa sua aposentadoria e que muito mais ainda está por vir.
Sakaguchi is the man. pic.twitter.com/BIdLWzU3fQ
— garret (@gtvrhs) 5 março 2015
Confira os vencedores:
- Jogo do ano: Middle-Earth: Shadow of Mordor
- Melhor estreia: Stoic Studio, com The Banner Saga
- Prêmio de inovação: Monument Valley (ustwo)
- Melhor tecnologia: Destiny (Bungie/Activision)
- Melhor áudio: Alien Isolation
- Melhor arte visual: Monument Valley
- Melhor narrativa: Kentucky Route Zero: Act III
- Melhor design: Hearthstone: Heroes of Warcraft
- Melhor jogo portátil/mobile: Monument Valley
- Prêmio da plateia: Elite: Dangerous
- Prêmio de pioneirismo: David Braben, por Elite
- Prêmio embaixador: Brenda Romero, pelo trabalho em prol do ensino de design de jogos
- Prêmio conjunto da obra: Hironobu Sakaguchi