Desta vez, a Konami não preferiu ficar calada. Após declarações feitas pelo diretor Guillermo del Toro durante o final de semana, a desenvolvedora confirmou aquilo que todo mundo meio que já esperava: Silent Hills está cancelado. De acordo com a empresa, o projeto que vinha sendo desenvolvido pelo cineasta ao lado do criador de Metal Gear, Hideo Kojima, não irá adiante.
Segundo a produtora, o contrato com o ator Norman Reedus, que interpretaria o personagem principal no game, foi encerrado e o “projeto embriônico” que seria realizado está sendo deixado de lado. Apesar disso, explicou a Konami, novos games da série Silent Hill já estão em desenvolvimento, e devem ser anunciados em breve.
A incerteza sobre o destino do jogo já vinha desde meados de março, quando entre rumores e informações oficiais, veio a notícia de que Kojima estaria deixando a Konami após o lançamento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. Rumores apontam que diferenças criativas e relacionadas aos rumos da franquia de ação teriam sido o estopim para a separação, mas isso não foi confirmado oficialmente.
Nesta semana, ainda, a Konami vai retirar do ar a demo P.T., liberada na Gamescom do ano passado exclusivamente para o PS4, que serviu como um anúncio jogável de Silent Hills. Quem baixar a amostra para o console continuará podendo jogá-la normalmente, mas depois de quarta-feira (29), ela não estará mais disponível para download.
Silent Hills, que chegaria em 2016, seria um dos primeiros projetos de Kojima fora da franquia de ação em muito tempo. A parceria com del Toro vinha sendo comemorada pelos fãs não apenas por representar a união de dois grandes nomes, mas também por servir como um belo empurrão para uma franquia que vinha passando por seus problemas. O sonho, porém, acabou de forma precoce.