Se você adquiriu Sniper Elite 3 por meio de revendedores do Steam, mas está tendo problemas para acessar o título deste o final de semana, sua key de acesso pode ter sido obtida como fruto de roubo. Pelo menos, foi isso que explicou a desenvolvedora Rebellion, em nota oficial revelando a descoberta do furto de pelo menos algumas dezenas de chaves para o título.
De acordo com a empresa, um revendedor não identificado relatou à produtora o roubo das Keys que, horas mais tarde, começaram a ser validadas no Steam. O ato resultou em um pedido de cancelamento das chaves, que foi atendido prontamente pela Valve e, infelizmente, teve como um de seus principais efeitos a interrupção do acesso dos jogadores ao título.
A Rebellion afirma que as chaves furtadas estavam sendo comercializadas até mesmo por revendedores legítimos, um dos fatores que levou as empresas a tomarem atitudes rápidas com relação ao problema. Segundo ela, o dinheiro obtido com a venda não era voltado à empresa ou ao distribuidor “licenciado”, constituindo um verdadeiro mercado “cinza” de chaves de Sniper Elite 3. Justamente por isso, a produtora diz não ter poder algum para fazer algo em prol dos jogadores prejudicados, que devem solicitar reembolso a quem os vendeu o game.
Como forma de compensação, porém, a companhia oferece o download gratuito do DLC Hunt the Grey Wolf, um conteúdo exclusivo de pré-venda que permite ao usuário, efetivamente, assassinar Adolf Hitler. O extra, claro, só pode ser acessado com a compra de uma cópia legítima de Sniper Elite 3. Os afetados têm até o dia 4 de julho para solicitar acesso ao conteúdo.
A atitude da Rebellion não agradou aos jogadores, que se sentiram afetados diretamente por um problema que não foi causado por eles. A declaração da empresa foi publicada em um tópico que já tem mais de 700 comentários na comunidade do Steam, a esmagadora maioria deles criticando a empresa pela medida.