O mês de janeiro de 2015 está sendo, para a Sony, o período de acertar as contas com seus clientes. Nesta sexta-feira (23), a empresa liberou o desconto de 10% para pedir desculpas pela queda da PSN na época de Natal e, também, liberou o cadastro para os que foram afetados pelos problemas de 2011, quando a rede ficou fora do ar por mais de vinte dias após um ataque hacker que também resultou no vazamento das informações pessoais de 77 milhões de contas.
Você deve se lembrar do Welcome Back Program que, naquele mesmo ano, deu jogos de graça e um mês de assinatura grátis da PlayStation Plus para os atingidos pelos problemas. Tudo estaria bem não fosse uma decisão judicial posterior, que obrigou a Sony a pagar mais dinheiro como compensação aos afetados e, sendo assim, fez com que a companhia abrisse mais uma instância de seu pedido de desculpas oficial.
Agora, porém, tudo funciona de maneira um pouco mais complexa. Para começar, os benefícios da vez estão disponíveis apenas para quem mora nos Estados Unidos – já que a decisão foi tomada pela justiça de lá. Além disso, o programa de recompensas faz uma diferenciação entre os que aproveitaram o Welcome Back Program e aqueles que não o fizeram, além de funcionar na base do “quem chegar primeiro”.
Funciona assim: quem já fez o download dos games gratuitos, na época, poderá escolher uma entre três opções: mais um jogo grátis, três meses de assinatura da Plus ou um pacote especial de temas para o PS3. Quem não participou do programa original pode escolher duas alternativas – ou dois títulos, apenas. Os jogos a escolher são os seguintes:
No PS3
- Dead Nation
- inFamous
- LittleBigPlanet
- Super Stardust HD
- Rain
No PSP
- ModNation Racers
- Patapon 3
- Killzone Liberation
- LittleBigPlanet
Como o caso se relaciona ao hack da PSN de 2011, não existem opções para PS4 ou Vita. E, o pior de tudo, o pedido de compensação deve ser feito pelo correio, com a impressão de documentos disponíveis online, que devem ser enviados preenchidos para a Sony. O critério de seleção será a data de postagem e os artigos serão entregues até que o valor distribuído chegue a US$ 6 milhões – correspondentes à diferença do determinado pela justiça e os US$ 15 milhões já entregues em 2011.
Outros serviços
Usuários de jogos produzidos pela Sony Online Entertainment ou de serviços como Qriocity também são elegíveis para o novo pedido de desculpas. O funcionamento, aqui, é basicamente o mesmo e também depende da impressão de documentos e do envio deles preenchidos pelo correio, mas as compensações serão outras.
No caso da SOE, os usuários receberão US$ 4,50 para uso em microtransações ou reembolsos no valor das assinaturas que ficaram invalidadas no período de queda da rede. O mesmo vale para o serviço musical, até que as devoluções de dinheiro ou entrega de créditos atinja um total de US$ 4 milhões.
Em 2011, quando os problemas ocorreram, a PSN já existia no Brasil, mas ainda não operava diversos de seus serviços, como a Plus, por exemplo. Ao contrário do Welcome Back Program, porém, a nova compensação não vale para os brasileiros já que, como dito, a extensão do programa é fruto de uma decisão judicial emitida nos Estados Unidos.