Os consoles da família PlayStation continuam sendo a alegria dos executivos da Sony em meio aos graves problemas financeiros pelos quais a empresa está passando. De acordo com dados do jornal japonês Nikkei Business Daily, a empresa foi a maior vendedora de consoles em todo o mundo durante o ano de 2013, com 18,7 milhões de unidades comercializadas.
Apesar de citar o PlayStation 4 como um grande motor desse resultado – até maio, o console já havia vendido sete milhões de unidades –, o jornal informa que o número se trata de toda a família PlayStation. Ou seja, entram aí também o PS3, PSP e o Vita, constituindo um universo maior de plataformas que o das concorrentes.
Levando esse número em consideração, a situação da segunda colocada, a Nintendo, não parece tão ruim assim. A empresa vendeu, ao longo de 2013, 16,3 milhões de unidades do Wii U e 3DS, com o portátil sendo o grande destaque da empresa durante o período, enquanto seu irmão da mesa segue mal das pernas.
Por fim está a Microsoft, com 11,6 milhões de consoles vendidos em 2013 entre o Xbox One e o Xbox 360. Essa posição abaixo da Sony foi o que levou a empresa a, por exemplo, acabar com o suporte obrigatório ao Kinect no Xbox One para garantir um preço sugerido semelhante ao do rival, o PlayStation 4.
Com informações do Eurogamer e AFP.