A PlayStation Now está tornando, pela primeira vez, os consoles da Sony completamente integrados entre si. Por meio do poder da nuvem, jogos de todas as plataformas da empresa poderiam ser jogados em qualquer uma delas, além de celulares, tablets e televisões. Para usar tudo isso, você ainda precisa de um video game na sala, mas a empresa diz estar trabalhando em um futuro no qual nem isso será necessário.
Para executivos de departamentos de pesquisa e planejamento de produto da empresa, a ascensão do mercado mobile e a grande pluralidade da própria indústria de games está tornando cada vez mais difícil a tarefa de manter os jogadores fidelizados. Assim, os aparelhos em si podem acabar desaparecendo, sendo substituídos por uma arquitetura voltada a serviços de assinatura e cloud computing, e não mais à venda de consoles propriamente ditos.
Essas são as palavras, por exemplo, de Shuzo Kikuchi, que é diretor de departamento da Sony, em entrevista ao site japonês Nikkei Shinbun. Segundo ele, existem setores da empresa já trabalhando fortemente com essa visão, apesar dela ser rejeitada por outros departamentos por, justamente, ir contra o modelo atual da companhia. Para o executivo, uma mudança no pensamento da corporação está acontecendo: ela está deixando de ser uma vendedora de consoles para se tornar uma comerciante de conteúdos.
Por outro lado, ele admite que a adoção desse tipo de sistema pode demorar um pouco. Por mais que o início do funcionamento do PlayStation Now tenha surpreendido a Sony, a resposta dos fãs durante os primeiros testes não foi positiva. A empresa, após comprar o Gaikai, foi capaz de criar um sistema de streaming funcional em menos de dois anos. Agora, resta apenas alinhar essa ideia às vontades dos jogadores.
Com informações do DualShockers.