Imagine o PlayStation Now, só que no seu celular. Não, não estamos falando do mesmo sistema do console, só que nos smartphones, mas sim de uma plataforma semelhante, que faria o streaming de títulos para o seu aparelho Android ou iOS, excluindo a necessidade de baixar e instalar aplicativos. É esse terreno que a Sony pretende explorar com o Dive In.
Baseado na tecnologia do Gaikai, que também está por trás do PlayStation Now, a plataforma vai permitir que os jogadores loquem e aproveitem títulos como Final Fantasy VII e Final Fantasy XIII diretamente na pequena tela. Mesmo aparelhos mais simples seriam compatíveis, já que todo o processamento acontece na nuvem e os celulares recebem apenas uma imagem dos jogos.
Com lançamento marcado para o dia 9 de outubro no Japão, o Dive In chegará atrelado a uma parceria entre Sony e Square Enix. Além dos dois games já citados, estará disponível também o suspense Season of Mystery: The Cherry Blossom Murders. Todos serão gratuitos na primeira meia hora, e depois, o jogador é quem escolhe quanto quer pagar, de acordo com o tempo que deseja jogar.
E é aqui que as coisas ficam um pouco caras. O aluguel de três dias de Final Fantasy VII, por exemplo, vai custar US$ 2 (cerca de R$ 5), com valores ainda mais altos para os títulos mais recentes ou que exigem maior poder de processamento. Como no caso da PlayStation Now, a Sony informa que o lançamento inicial se trata apenas de um experimento e que os preços não são definitivos. Aqui, também não existe ainda uma opção de assinatura permanente, com cada título tendo de ser locado individualmente.
Para o futuro próximo, a Square Enix também pretende lançar The Last Remnant e Final Fantasy XIII-2, além da sequência Lightning Returns. A Sony também diz estar em negociações com outras companhias para trazer mais jogos para o serviço. Ela não falou, porém, de um lançamento fora da Terra do Sol Nascente, e disse apenas desejar observar o sucesso da novidade por lá antes de pensar em expandi-la para outros territórios.