Após os problemas recentes com a PSN, o Share Play e a atualização 2.0 do PlayStation 4, a Sony veio a público para pedir desculpas a seus usuários. Em uma entrevista para o site VG24/7, o diretor da Sony para a Austrália, Michael Ephraim, disse que lidar com uma arquitetura online e um hardware como o do console não são tarefas fáceis, e que, sendo assim, a empresa não é à prova de falhas.
Segundo o executivo, a companhia odeia ver esse tipo de coisa acontecendo, já que a ideia é que seus sistemas funcionem durante todo o tempo. Além disso, admitiu que a PSN vem passando por problemas de conectividade e estabilidade, que levam a manutenções constantes e uma dificuldade para que os usuários baixem jogos ou encontrem os amigos online. Aqui, também, a Sony trabalha para garantir que tudo funcione bem, mas mais uma vez, falhas devem acontecer em uma estrutura tão intrincada.
Por outro lado, Ephraim elogiou a agilidade dos engenheiros da empresa em liberar correções para os problemas como o da atualização 2.0, por exemplo, que causou travamentos quando os usuários colocavam o console em stand by. Ele afirma que a solução veio dois ou três dias depois da identificação do problema, o que não é exatamente verdade – a atualização 2.01, que resolveu a falha, veio apenas uma semana depois do lançamento do Masamune.
Agora, a empresa está no centro de uma nova polêmica, quando grandes jogos tem bloqueado a função Share Play, justamente o grande destaque da atualização 2.0. É o caso, por exemplo, de Call of Duty: Advanced Warfare, FIFA 15 e Assassin’s Creed Unity.