Apesar de todo seu potencial, o PlayStation Vita ainda patina no quesito jogos de peso, tendo ports de jogos do PlayStation 3 como um dos principais apelos da plataforma. E para Don Mesa, diretor de planejamento de produtos da Sony, é exatamente essa a melhor maneira de abordar o console e levar jogos “triple A” para o portátil.
Segundo ele, falando no blog oficial do PlayStation, os métodos tradicionais do mercado não funcionam para o Vita e a Sony precisa de abordagens diferentes para levar os títulos mais importantes até ele. E é na sequência que vem as declarações que podem acabar entristecendo os proprietários do video game, que cada vez mais é visto como um periférico adicional ao PlayStation 4 do que como uma plataforma por si só.
Para Mesa, uma das formas pelas quais a Sony conseguiu colocar grandes jogos no Vita foi a partir do Remote Play, com o portátil funcionando como uma segunda tela do PS4 e fazendo streaming de seus games. Além disso, ele citou o PlayStation Now como outra alternativa, mas levando desta vez os títulos do PS3 ao console e ampliando ainda mais a experiência.
Mas e quanto a jogos inéditos e boas opções dedicadas exclusivamente à plataforma? Sobre isso, Mesa não comentou nada, mas como sempre, a expectativa é que uma boa parte da conferência da Sony na E3 2014 seja dedicada ao portátil. E, por mais que as propostas independentes e de integração sejam bem interessantes, o Vita, e também seus usuários, carecem cada vez mais de seus próprios games.