A versatilidade do PC como plataforma de jogos permitiu que a Valve lançasse o sistema Steam Early Access, no qual os jogadores podem ter acesso a jogos ainda em produção e contribuir com dinheiro para seu desenvolvimento, garantindo uma experiência antecipada com eles. A Sony está de olho nessa tendência e diz estar pensando em um esquema semelhante para as plataformas da linha PlayStation.
Segundo Adam Boyes, que é diretor de publicações e relações com desenvolvedores da Sony, reuniões internas já estão ocorrendo para saber exatamente quando seria interessante liberar um título ainda em desenvolvimento e como informar a todos que aqueles jogos ainda não estão finalizados. A ideia, disse ele, é evitar a frustração de um consumidor que parte em busca de uma experiência interessante e acaba encontrando os bugs, glitches e diversas outras falhas de um produto ainda incompleto.
A entrevista foi publicada pelo Gamasutra e também revela que essa é uma das prioridades da fabricante, que acredita já ter o hardware e a base de usuários necessária para garantir um incentivo às produtoras que participarem do projeto. Boyes lembra a ampla experiência da Sony com Betas abertos e fechados, como o do PlayStation Now ou games como Dust 514, mas admite que, nesse caso, se trata de algo um pouco diferente de um sistema de Early Access.
Por enquanto, nada a ser anunciado. A empresa diz estar estudando ideias e propostas que, se forem adiante, serão reveladas ao público no momento certo.