A primeira empreitada free-to-play da série SouLCalibur chegou nesta semana à PlayStation Network na forma de Lost Swords. O título gratuito coloca o jogador na pele de alguns dos personagens clássicos da franquia, que devem enfrentar batalhas para evoluir e ganhar pontos, novas roupas e equipamentos. O problema é que tudo isso é “injogável”, devido a problemas nos servidores da desenvolvedora Bandai Namco.
Apesar de ser majoritariamente offline, o game exige uma conexão não apenas aos servidores da PSN, mas também aos da própria produtora. E é aí que está os problemas que, desde terça (22), impedem que os jogadores joguem o game, que está disponível gratuitamente para download e é exclusivo do console da Sony.
É possível, por exemplo, criar o perfil e até selecionar o personagem. O problema acontece na hora de selecionar as missões, impedindo que o jogador escolha o tutorial que dá início à aventura. Nos testes realizados pelo NGP, após uma longa espera, o game exibiu uma mensagem de erro que indicava problemas na conexão aos servidores da Bandai Namco e retornou à tela inicial.
A falha já foi localizada pela própria desenvolvedora que, na página oficial do jogo no Facebook, disse estar trabalhando para resolvê-la. Ao admitir o problema, a Bandai Namco também disse estar adiando o lançamento de SoulCalibur: Lost Swords, mas por enquanto, o jogo continua disponível para download por meio da rede online e não há nenhuma indicação sobre os problemas que vem sendo enfrentados por ele.
A empresa também não indicou o prazo para resolução dos problemas nem quando será o lançamento efetivo do título. Por enquanto, então, ele permanece como uma promessa e um desperdício de espaço nos HDs cos consoles dos fãs.