O PlayStation 3 é hoje o dispositivo mais usado para acessar o Netflix, enquanto o Xbox One parece dar tanto foco para o entretenimento quanto dá para os games. Agora, é a vez da Valve participar dessa tendência, com o SteamOS também oferecendo opções de filmes, música e vídeos, além dos games.
A informação foi revelada por Anna Sweet, a gerente de negócios da Valve, durante o Steam Dev Days. Como mostra o Gamasutra, a ideia da empresa é incluir esse tipo de suporte antes da chegada das primeiras Steam Machines ao mercado, fazendo com que ela também dispute mercado com settop boxes, dongles Wi-Fi e todo tipo de aparelho conectado à televisão para acesso a entretenimento.
Mais detalhes sobre o assunto não foram revelados. Mas já dá para esperar aplicativos como o Netflix e Hulu, ainda indisponível no Brasil, pré-instalados no sistema, além de softwares de redes sociais como o YouTube e Facebook. São eles os principais focos desse tipo de iniciativa e, sozinhos, são capaz de ampliar significativamente a utilização das máquinas.
O SteamOS é o sistema operacional proprietário da Valve, que tem os games como foco principal. Baseado em Linux e ainda em fase de testes Beta, o produto será o principal motor das Steam Machines, os híbridos entre computador e console de mesa que deverão chegar ao mercado ainda em 2014.