Stranger Things

Stranger Things 3: The Game

por Fernando Scaff Moura

Terceira temporada em pixels!

Stranger Things 3: The Game revisita os acontecimentos da série, mudando alguns elementos narrativos para criar desafios mecânicos para o jogo. Feito em pixel art isométrica, o título lembra muito a estética dos anos 1980 e 1990, com uma jogabilidade simples misturando ação e point-and-click.

A aventura começa com Mike e Lucas explorando a cidade de Hawkins antes do retorno de Dustin. Não pense que o jogo trará uma narrativa paralela ou nova à série; Stranger Things 3: The Game segue exatamente os acontecimentos da terceira temporada, com algumas modificações menores.

O jogo progride com mini-missões para explorar a cidade, coletar itens e entregar para as pessoas. Enquanto isso, seu equipe enfrenta ratos e guardas para avançar. Quando novos cenários e personagens surgem, mais mecânicas e situações são explicadas, tornando Stranger Things 3: The Game acessível para quem não tem o hábito de jogar, mas também tranquilo e bonito para todos.

O grande diferencial é o uso dos personagens e seus poderes para otimizar a exploração do mapa. Claro que alguns deles acabam se tornando mais interessantes do que outros pela familiaridade com o estilo e as mecânicas, mas todos para a progressão. Junte isso com os desafios interessantes, mas simples de entender de cada cenário, e você tem o pacote oferecido pelo título.

Stranger Things 3 é interessante e divertido, com um prato cheio de nostalgia. Mas talvez seja melhor jogar depois de assistir à série, para matar a saudade dos personagens e seus desafios.

Talvez o grande público de Stranger Things 3: The Game sejam as crianças e adolescentes, contudo, o título traz uma nostalgia tão grande com sua arte e temática que, assim como a série, parece ter sido feita para adultos explorarem essas memórias. Talvez ele fosse melhor como uma terceira tela, uma narrativa paralela ao seriado, mas por seguis quase sequencialmente os acontecimentos da TV, talvez faça mais sentido jogado tempos depois de curtir os episódios.

Afinal, com tudo muito fresco ainda na cabeça, não há curiosidade pela narrativa, pois já sabemos para onde o jogo irá nos levar. Claro, os desafios de combate e enigmas de cenário são legais de serem desbravados e superados, porém, ainda assim a sensação se perde um pouco.

Stranger Things 3: The Game é interessante, divertido e permite encontrar aqui um prato cheio de nostalgia muito bem feita, principalmente para quem está distante dos jogos isométricos das décadas passadas. Para uma experiência melhor, talvez esperar digerir a série seja uma boa forma de o aproveitar ainda mais, além das ótimas ideias e recompensas pela exploração do cenário.

O jogo foi testado no PC, em cópia cedida pela BonusXP.