Em um ano muito bagunçado, Street Fighter V entrega uma temporada incompleta, confusa, mas com um ótimo desfecho: o anúncio da Champion Edition e o retorno de dois chefões finais. Isso, além de trazer um novo fôlego, aprimora a experiência do Modo Arcade e recomeça uma nova história, certamente a última antes de Street Fighter 6. Vamos falar do chefe final mais aterrorizador de garotinhos na década de 1990 e das novidades que virão!
Em setembro de 1997, a Capcom lançava muitos títulos e o mais impactante era o já há muito tempo aguardado Street Fighter III, que elevava o gênero de jogos de luta para outro nível, com gráficos e animações impressionantes em suavidade e uma aparência mais madura dos personagens. Dos antigos, só retornaram Ryu e Ken, assim como tinha acontecido com Art of Fighting 3, mas neste caso, com mais bom senso.
Foi aí que surgiu Gill, o homem meio fogo meio gelo, talvez baseado no personagem do mangá e anime Fly (Dai, no original) Flazzard, que controlava em harmonia esses dois poderes elementais que achamos antagônicos. Somada à eterna referência de “Jojo’s Bizarre Adventure”, nasceu o pelado e poderoso chefão.
Gill é o líder da organização Illuminati, que lendo as escrituras sagradas do Mar Morto, conseguiu poderes divinos que incluem o domínio do fogo e gelo, asas de serafim e a capacidade da ressurreição, além de invocar meteoros e chuva de granizo. E ele ainda tem uma organização influente por trás de suas ações pelo mundo todo.
Apesar de surgir como um deus salvador, o lado humano de Gill o tornou arrogante e violento, passando a ser visto como uma ameaça mundial a ser impedida. Caso vença, pretende tornar a todos iguais a ele, mas submissos aos seus desmandos. Mesmo com o chefe da Shadaloo derrotado, os maiores desafiantes do mundo ainda entram no torneio para impedi-lo, conquistar fama ou vingança, com outras organizações do crime sempre de olho, além de grandes mestres de arte marciais.
Saindo da visão de Gill no terceiro game, temos o personagem de Street Fighter V, que volta com sua personalidade intacta, assim como a de seu irmão Urien e de sua secretária Kolin, mas com ataques um pouco alterados e adaptados para esta nova jogabilidade, além de exceções para ser menos apelão que no seu conceito original como chefe final, pois agora surge como personagem normal. Claro que, no modo Arcade, ele é mais parecido com 3rd Strike, algo já esperado de Shin Akuma e outros personagens fortificados que surgem nos modos de batalha extras, um cuidado que valoriza o jogo.
Começando com as comparações entre versões, Gill perdeu sua magia dupla que era a versão normal e só existe agora na versão EX, sua cabeçada elemental desapareceu e agora é exclusiva de Urien, mas seu Knee Drop é mais fraco que do irmão, apesar de mais útil em combos e enganações. Seu Dash Lariat com fogo e gelo parecem iguais, a menos que suas versões EXs ou com V-Trigger ativados entrem em jogo.
As versões EX têm um escudo para um ataque que somente desaparece com V-Trigger acionado, mas ambas tem o grande diferencial de Gill sobre os outros 38 personagens: o estado de Freeze e Burn. Sim, Kolin tinha Freeze, mas não o artifício do choque térmico, a grande sacada criativa que faz a utilidade dos dois elementais não serem só apelo visual.
Como dito antes, Gill pode facilmente queimar ou congelar o oponente e deixá-lo por algum tempo nesta condição, a menos que seja golpeado, cortando o efeito. É muito importante notar que somente os ataques normais fortes possuem poder de fogo e gelo, e essa variação é importante para que se use o real potencial do personagem, que não faz Critical Counter como os outros, mas usa o choque térmico para fazer seus oponentes quicarem indefesos para serem golpeados. Dominar essa habilidade de inversão térmica é o caminho da vitória, junto de outras estratégias, pois antes é necessário conhecer suas duas V-Skill e V-Triggers, além da Critical Art e seus golpes novos.
V-SKIL 1: Meteor Strike/Hail Sting
Dependendo do V-Trigger, Gill pode lançar um ataque elemental na diagonal, que deixa o oponente em Burn ou Freeze para ser golpeado com os respectivos ataques de inversão térmica sem gastar barra ou V-Trigger ativado. Por ser extremamente lento na ativação, é importante saber usar sabiamente para os truques elementais mais sórdidos.
V-SKIL 2: Blocking
O clássico Parry, que apesar de não ser tão prático de se usar como com Ryu e Alex, tem a vantagem de deixar o oponente muito indefeso às reações, que devem ser rápidas, seja para ativar um Critical Art ou um ataque que inicia um combo devastador. É preciso dominar o timing dos ataques aparados antes de reagir.
V-TRIGGER 1: Primal Fire
Usando o potencial máximo do seu lado flamejante, Gill aumenta o poder da V-Skill 1 que se torna um Meteor Strike maior e todos seus super golpes de fogo deixam o oponente em estado Burn facilmente. De adicional, ganha os golpes Flame Javelin e Burn Storm, que consiste respectivamente em uma lança de fogo e uma explosão de solo, ataques que fazem o oponente subir para ser golpeado.
Requer decorar os ataques antagônicos para causar mais impacto com o choque térmico e descobrir o que funciona com o que.
V-TRIGGER 2: Ice of Doom
Assim como no V-Trigger 01, a V-Skill 1 fica maior e na inversão proporcional, são agora os ataques de gelo que ficam fortificados, alterando somente os novos golpes decorrentes desta habilidade, que são Tree of Frost, uma ramificação de gelo para frente que alcança quase toda a tela e golpeia muitas vezes, um ataque baseado no personagem Todoroki do mangá e anime “My Hero Academia”, que em choque térmico, rebate o inimigo na parede para ser golpeado mais vezes.
Meu preferido é Freeze Trap, uma armadilha de gelo que ativa sozinha depois de um tempo ou quando o oponente pisa nela, por contra própria ou empurrado pelos golpes, gerando um grande potencial de danos e apelações, mas requer dominar os ataques normais de fogo antes.
CRITICAL ART: Seraphic Wing
A técnica que utiliza o poder angelical de Gill ao máximo para criar um raio aniquilador, que surgiu na terceira versão de Street Fighter 3, agora precisa de um golpe de ativação, o que antes era uma magia que atingia a tela toda, precisa de uma bolinha inicial, mas o visual atual é muito mais devastador, mesmo tirando menos dano. Apesar de enfraquecida, não é um recurso ruim, ao contrário, está alinhado com o Critical Art de outros personagens e somado aos combos básicos e avançados, causa um dano considerável. A bolinha de ativação fica bastante tempo funcional, atingindo os mais esperançosos em terem desviado pulando ou esquivando rapidamente. O Critical Art não remove o Status Freeze ou Burn do oponente atingido.
22 anos depois e as pessoas mais novas não entendem o porquê do chefão que lembra aquela borracha de duas cores que juravam apagar escritos a caneta azul e vermelha causar tanta comoção nos tiozões, mas basta jogar os três títulos da coletânea Street Fighter 3 e todo o mistério será desvendado, através de muita raiva e frustração ao enfrentá-lo. Apesar dos motivos óbvios de não haver, por enquanto, a técnica de ressurreição para os jogadores, Gill adianta os planos da Capcom para a maior franquia dos jogos de luta, que é reunir todos os chefes finais para seu modo Arcade, com o anúncio de Seth como o primeiro personagem em DLC para a versão Champion Edition, retomando o medo e desafio de um chefe final realmente roubador de fichas, ou no caso, de Continues.
A atualização Champion Edition inicia a quinta temporada de Street Fighter V e algumas novidades estão para vir. Apesar da atualização ser automática para quem já tem o jogo, mas podendo ser adquirida como um Season Pass de todas as temporadas anteriores, certamente a política de novos personagens, cenários e roupinhas parece continuar a mesma.
Quem sabe os rumores de um segundo Critical Arts se tornem realidade e abra as portas para uma mudança impactante que sacuda o coração dos fãs que ainda bate lento, enquanto Tekken 7 rouba todos os holofotes junto de Super Smash Bros. Ultimate, com seus personagens convidados inesperados. Será que já não está na hora de um personagem convidado entrar em Street Fighter V Champion Edition, dona Capcom?