Depois de estar de um dos lados da moeda da exclusividade com Rise of the Tomb Raider, a Microsoft se viu do outro com a revelação de que Street Fighter V será exclusivo para o PlayStation 4 nos consoles de mesa. E, em resposta à revelação da Capcom, Phil Spencer, diretor da marca Xbox, afirmou que negócios como este “acontecem”.
@CapitanoCasella Business deals happen. We won't do all of them. When we have a 1st party franchise in a genre I'd rather invest in ours.
— Phil Spencer (@XboxP3) December 6, 2014
Pelo Twitter, claro, ele foi questionado por uma série de fãs sobre sua opinião em relação ao anúncio. Parecendo tranquilo, ele respondeu que a Microsoft prefere investir em suas franquias first party em casos como este, e que seria impossível trabalhar com exclusividades em todos os games grandes do mercado.
Ele, provavelmente, está se referindo a Killer Instinct, game de luta que a empresa ajudou a ressuscitar e que é desenvolvido por seus estúdios internos. A franquia veio para o portfólio da Microsoft após a compra da Rare, em 2002, e se tornou um dos games de lançamento do Xbox One, recebendo, inclusive, uma segunda temporada recentemente.
Para surpresa de muita gente, Street Fighter V foi anunciado no último final de semana. A exclusividade para o PlayStation 4 foi confirmada, no palco da PS Experience, pelo produtor Yoshinori Ono, que disse estar trabalhando ao lado da Sony para criar o game de luta definitivo para os consoles de mesa.
Com informações do IGN.
Atualização 08/12 14h12: Continuando a elaborar sobre o assunto também pelo Twitter, Spencer prometeu a um fã que vai compensar aos usuários do Xbox One pela ausência de Street Fighter V na plataforma. Como exatamente isso será feito, porém, ele não disse.