Os consoles da Nintendo não são reconhecidos por terem uma arquitetura online exemplar, mas é justamente neles que o Masahiro Sakurai quer aplicar sua nova visão para os rankings de jogadores. Super Smash Bros., em suas versões Wii U e 3DS, irá substituir o sistema tradicional, com jogadores lutando pelo topo, por um sistema chamado Global Smash Power, que tem a intenção de tornar a competição mais amigável e acessível tanto para os novatos quanto para os que levam a jogatina a sério.
A novidade foi anunciada na mais recente edição do Nintendo Direct e, mais tarde, explorada em detalhes na revista japonesa Famitsu. É o que o criador da franquia chama de “ranking reverso”, que vai mostrar não a sua posição em relação a todos os outros jogadores, mas sim, a distância em que você se encontra em relação ao final do ranking. Quanto menor o número, pior é a qualidade do jogador e, claro, mais fácil para que ele saia dessa posição.
A ideia é resolver os problemas de frustração pelos quais nós, pobres mortais, sempre passamos ao acessar esse tipo de listagem. Quem nunca achou que mandou super bem para, logo em seguida, descobrir que se é o 67534º melhor jogador do mundo? Os recordes do topo, normalmente, são inatingíveis e, na maioria das vezes, dominados por aqueles que conseguem, de alguma maneira, hackear ou perverter o sistema.
Até esse tipo de atitude promete ser resolvida com o Global Smash Power, pelo simples fato do sucesso irregular de um jogador não ter influência sobre os resultados dos outros. Como não é possível saber quantos jogadores estão acima, a obtenção de uma pontuação alta serve apenas como uma conquista da qual apenas o próprio jogador terá orgulho. Além, é claro, de deixa-lo vulnerável a banimentos.
Para todos os outros, o sistema deve se mostrar como uma mudança bem-vinda. O resultado é obtido não apenas a partir do desempenho próprio nas partidas, mas também do desenvolvimento de outros jogadores. O fluxo de novos usuários, por exemplo, pode aumentar automaticamente o Global Smash Power. À medida que eles forem se especializando, porém, a ideia é que o índice vá caindo e incentive as pessoas a continuarem treinando e indo cada vez mais além.
Para Sakurai, a ideia do Global Smash Power vai além de simplesmente incentivar a competição, e promove também a inclusão de jogadores iniciantes. É um método que, se funcionar bem, deve aparecer em outros títulos da série e que o criador espera que se torne uma alternativa interessante para outros títulos também. Saberemos se a ideia vai colar no final do ano, quando Super Smash Bros. será lançado para Wii U e Nintendo 3DS.
Com informações do Kotaku.