Tech Support: Error Unknown

Tech Support: Error Unknown

por Felipe Demartini

Do lado de lá da tela

Já há alguns anos, o mundo dos jogos vem sendo invadido por simuladores de qualquer coisa. De bodes a aviões, de médicos a caminhoneiros, absolutamente todos os aspectos da vida cotidiana tiveram seu funcionamento gamificado. Quem olha à primeira vista pode pensar que Tech Support: Error Unknown é mais um destes. E não estaria errado, principalmente pelo fato de o game até tentar ir além disso, nem sempre conseguindo.

Como o título já indica, estamos na pele de um analista de suporte técnico que deve atender os clientes da Quasar, uma empresa de telecomunicações e fabricante de telefones celulares. Chegamos para o nosso primeiro dia de trabalho completamente crus, mas, aos poucos, vamos entendendo os protocolos, principais problemas e, também, entendendo como funciona a cabeça dos usuários.

Quem já trabalhou em telemarketing e atendimento sabe como funciona e o game tenta passar um pouco dessa sensação, claro, de maneira reduzida e bem mais simples. A frustração dos clientes com o problema que estão enfrentando ou com o dia ruim que vêm tendo acaba sendo descontada no atendente, enquanto sempre tem aquele espertinho que tenta enganar o representante e obter algum serviço de graça. O dia passa entre atendimentos, notas e dinheiro sendo depositado na conta, em um simulador que pede agilidade e atenção.

Tech Support: Error Unknown chama a atenção pela conspiração com pé na realidade e ares de Mr. Robot. Na prática, é tão enfadonho e mal escrito que deixa rapidamente de interessar.

Aos poucos, uma trama maior vai se desenhando. O atendente se vê diante de conspirações envolvendo segurança, privacidade e uma coleta ilegal de dados dos clientes. E, então, deve tomar decisões que envolvem dar corda aos hackers para obter informações que sirvam à empresa ou se aliar a eles, caso prefira. Auxiliar a polícia ou o chefe? É você quem escolhe, enquanto o próximo cliente está esperando para falar sobre o celular dele, que não está mais ligando.

Uma comparação possível é com o filme “Buscando…”, do ano passado. Tech Support: Error Unknown se passa inteiramente na tela do computador e não tem cutscenes ou animações. Outra lembrança é a dos antigos adventures baseados em texto, em que as decisões e a efetiva jogabilidade acontecem por meio de seleções digitadas ou, no caso do jogo da Dragon Slumber, selecionadas a partir de roteiros pré-prontos de soluções para os clientes.

Tech Support: Error Unknown

É nessa simplicidade e objetividade que o game encontra um de seus maiores trunfos, em alguns momentos, mas também as maiores falhas. A pressão aumenta na medida em que você sobe de nível de atendimento e começa a ter contato mais direto com o funcionamento escuso da Quasar, ao mesmo tempo em que os questionamentos dos clientes se tornam mais complexos e difíceis de se resolver.

Um prosseguimento meio enfadonho da trama, entretanto, torna Tech Suport: Error Unknown um título abaixo das expectativas que ele próprio gera em suas primeiras horas. Há muita discussão o tempo todo sobre o tamanho de um game e até que ponto ele é representativo de qualidade. As cerca de oito horas para fazer alguns dos diferentes finais do título se tornam longas demais quando a qualidade textual não é das melhores e o usuário nem sempre parece no controle do que está acontecendo.

Tech Support: Error Unknown

E, aqui, nem estou falando das atitudes da Quasar ou da ação inesperada dos hackers. Mesmo no atendimento aos clientes, aos poucos, o jogador vai percebendo que certas soluções são óbvias e deixa de usar o cérebro para as resolver, o que acaba induzindo ao erro. Isso acontece, principalmente, quando muitas das descrições exibidas na tela não necessariamente correspondem à resposta que é efetivamente digitada pelo personagem.

O que soa óbvio nem sempre é e, principalmente depois da primeira dezena de dias, o jogador pode se ver em becos sem saída quando as coisas não funcionam como deveriam. E, novamente, o texto nem é de qualidade e, muitas vezes, se repete, ao ponto de atendermos dois clientes com exatamente a mesma sequência de diálogos com poucos minutos de diferença entre eles.

Tech Support: Error Unknown

O título chama a atenção pela promessa de uma conspiração com um pezinho na realidade e ares de Mr. Robot, na qual um indivíduo acaba envolvido e tendo grande influência. Entretanto, na prática, é tão enfadonho e mal escrito que deixa rapidamente de interessar.

Existem, sim, algumas boas ideias aqui, mas elas não são suficientes para atrair o jogador por mais do que algumas horas enquanto ele repete as mesmas tarefas e tenta não ser demitido enquanto espera a trama andar. A nota final para Tech Support: Error Unknown, de 0 a 10, onde 0 significa totalmente insatisfeito e 10, totalmente satisfeito, é 4.

O jogo foi testado no PC, em cópia cedida pela Iceberg Interactive.