Vou assumir essa coluna em grande estilo. E para começar, acredito que não preciso dizer nada. Apenas ouça (e sinta):
Essa é Bliss, da banda britânica Muse. A faixa lançada em julho de 2001 faz parte do álbum Origin of Symmetry, segundo deles e portador de muitas das faixas que fazem sucesso até hoje, como Feeling Good, Plug In Baby e Hyper Music. Foi ele quem firmou a presença de Matt Bellamy e sua turma para o mundo.
Tudo isso tendo como base elementos do passado dos artistas. E Bliss, mais especificamente, traz toda uma pegada dos anos 80 e 90, com sons eletrônicos e distorções. E, em meio a tudo isso, a base de Track 1, a faixa que embalava logo a primeira fase de Top Gear, um dos melhores títulos de corrida do Super Nintendo e muito bom mesmo de se jogar hoje em dia.
A ideia de Bellamy com a composição, porém, é mais do que simplesmente homenagear o velho game. Com a faixa, a ideia era passar a sensação dos arcades da época e criar uma faixa com um ritmo e levada “para cima”, que se estende até mesmo à letra, que fala sobre um estado de graça em relação a outra pessoa, que muitos até diriam ser inveja.
Ao mesmo tempo, remete ao passado do vocalista, a programas de televisão que ele assistia quando era criança e, acima de tudo, uma época em que as coisas eram mais fáceis. “Ela me lembra [de uma época] mais simples, um estado mais agradável”, disse, em uma entrevista cuja fonte não é citada pela Supermassive Wiki.
Vale a pena conhecer o trabalho da banda, principalmente suas apresentações ao vivo, bem superiores aos álbuns de estúdio. Comece por HAARP, gravado em 2007 durante um show no Estádio de Wembley, na Inglaterra, e depois, escute a apresentação um pouco mais recente da banda no iTunes Festival de 2012.
Além disso, faca um favor à comunidade. Da próxima vez que ouvir Track 1, em vez de se lembrar do tecnobrega como nosso amigo Leo, lembre-se de Muse. E fique mais feliz.
P.S.: A partir de agora, assumo a coluna “Fora do Controle”, que antes era escrita pelo Italo Oliveira. Os conteúdos como os unboxings e tutoriais de minha antiga coluna, “Colecionando”, passam a ser textos Especiais comuns do site.