A coisa não anda lá muito boa para a Sony. Na última semana, a empresa liberou a tão esperada atualização 2.0 Masamune para o PlayStation 4, trazendo suporte a temas, YouTube e a possibilidade de transmitir jogos para os amigos por meio da função Share Play. Com ela, porém, vieram também uma bela cota de problemas.
Os relatos começaram poucos minutos depois da liberação do update. O principal problema afeta a função stand by do aparelho – agora chamada de Rest Mode (Modo de repouso) – que estava travando consoles. Ao ser ativada, o console não podia mais ser ligado, obrigando o jogador a retirar o PS4 da tomada e correr o risco de causar danos ao HD ou à estrutura física do video game. Nada legal.
Além disso, existem informações sobre falhas de conexão e dificuldades de acesso à PSN ou à PlayStation Store, o que pode ser um reflexo dos problemas que já vêm acontecendo com a rede há algumas semanas. A atualização também foi apontada pela desenvolvedora Turtle Rock como o motivo para o adiamento da esperada Alpha de Evolve para o PlayStation 4, mais uma razão de bastante frustração entre os fãs.
Até o momento, a Sony se pronunciou apenas rapidamente sobre os problemas, afirmando estar investigando a questão. Não existe previsão para uma solução definitiva, mas existem alguns métodos que tem funcionado para uma parcela de jogadores. São eles que serão descritos aqui.
Meu console travou, e agora?
A única maneira conhecida até agora de recuperar o PlayStation 4 após um travamento no Rest Mode é remove-lo da tomada. Isso desligará o console fisicamente e, ao religa-lo, ele realizará uma verificação rápida para garantir que nenhum dado foi corrompido e, na sequência, seguirá para o menu inicial.
O problema é que, com essa ação, você corre o risco de causar danos físicos ao HD, caso o PS4 esteja realizando alguma tarefa durante o travamento. Existem relatos de consoles “brickados” após serem retirados da tomada, transformando o que seria uma mera falha de software em algo bem mais sério.
Então, vale o alerta: tenha você sido afetado ou não, o ideal é evitar o uso do Rest Mode por enquanto. Os problemas da atualização 2.0 não interferem em jogos ou conectividade online, teoricamente, e a falha acontece apenas quando o modo stand by é ativado. Por isso, o ideal é deixa-lo de lado até que a Sony se posicione sobre a questão.
De qualquer maneira, caso você deseje fazer algo para tentar resolver o problema, seguem algumas indicações:
Desligar o link HDMI
O PlayStation 4 possui uma função que detecta o funcionamento da televisão por meio do cabo HDMI. Assim, ele pode, por exemplo, entrar em stand by automaticamente caso o usuário desligue a TV, entendendo que ele está realizando alguma ação e deixará o aparelho inativo por algum tempo.
Incompatibilidade entre marcas ou oscilações de energia, porém, podem causar um funcionamento irregular do console – o link HDMI é, inclusive, apontado como uma das possíveis causas do problema de ejeção automática de discos, que tem afetado uma parcela considerável de usuários do PlayStation 4.
Para desativar a função, basta acessar o menu de configurações e na opção Sistema (System), desmarque a opção Habilitar link de dispositivo HDMI (Enable HDMI Device Link). A mudança é ativada na hora, então, basta observar se os travamentos no Rest Mode continuam a acontecer depois disso.
Reinstale a atualização 2.0
Esta é uma alternativa que parece ter funcionado para algumas pessoas, pelo menos de acordo com os relatos que podem ser encontrados na internet. Como se trata de um problema com a atualização, a primeira ideia de muita gente foi de que rolou algum problema durante a atualização inicial para o Masamune e, por isso, o ideal seria reinstalá-la novamente.
Para isso, você deve acessar o modo de segurança do seu PlayStation 4. Isso é feito com o console totalmente desligado. Aperte o botão power no próprio console e mantenha-o pressionado durante sete segundos, mais ou menos, até ouvir o segundo bipe. Você verá o menu da imagem abaixo exibido em sua tela, e deve ligar o controle por meio do cabo USB para escolher a opção desejada.
Aqui, vamos selecionar a terceira, “Atualizar software de sistema”. Pode fazer tranquilo, esse método não deleta nenhum arquivo do sistema. O download do update 2.0 será feito novamente e instalado na sequência, com o PlayStation 4 retornando ao menu inicial tradicional após o fim da operação. Agora, é questão de observar se o problema com o Rest Mode retorna após esse procedimento.
Restaure o banco de dados do console
Aqui, temos uma solução padrão, indicada pela própria Sony para qualquer caso em que temos problemas de software no PlayStation 4. A reconstrução do banco de dados varre o HD em busca de problemas e instala novamente os arquivos do sistema, criando uma nova base para que o console possa funcionar. Mais uma vez, pode ficar tranquilo, pois o método não vai deletar seus jogos salvos ou instalados.
O processo para realizar a restauração é o mesmo. Acesse o modo de segurança do PlayStation 4 e selecione a quinta opção. O processo pode demorar de alguns minutos até algumas horas de acordo com o tamanho do HD em seu console e a quantidade de dados instalados, por isso, não fique muito ansioso. Ao final do processo, o aparelho voltará ao menu inicial e você poderá realizar testes.
Como falamos no início do texto, nenhuma destas ações tem resultado garantido. Elas podem funcionar para você, mas não para o seu amiguinho, ou para nenhum dos dois. Se fosse você, eu não mexeria, pois o risco de brickar o PlayStation 4 durante o uso do Rest Mode é grande o bastante para que a gente encare o incômodo momentâneo de não podermos recarregar o console ou baixar games e atualizações com o console desligado.
Temos aqui um problema sério, o qual a Sony deve resolver o mais rápido possível. Por isso, o melhor é esperar uma solução oficial, em vez de correr riscos.